Após desmaiar na academia, Jazmin Garza enfrentou sérios danos à saúde, chamando a atenção para os perigos ocultos dos energéticos.
Em novembro de 2024, enquanto morava em Iowa, Jazmin Garza, de 20 anos, ingeriu metade de uma lata de energético minutos antes de ir à academia sem se dar conta de que isso mudaria sua vida. Pouco depois de finalizar uma série de levantamentos ao lado do namorado, Isaac Ayala, a jovem começou a sentir tonturas e vertigens, e ao tentar se sentar, acabou perdendo a consciência.
Ao perceber que a namorada não estava conseguindo respirar, Isaac pediu ajuda e começou a fazer reanimação cardiopulmonar (RCP) até a chegada dos paramédicos.
Ao chegar ao hospital, os médicos informaram que a jovem tinha sofrido quatro paradas cardíacas, chegando a ficar cinco minutos sem batimentos. Um tempo depois, os médicos de Jazmin informaram aos familiares que a jovem havia sofrido danos graves nos rins, pulmões e coração, tendo que ser colocada em suporte de vida para auxiliar na recuperação.
"Fiquei em pânico quando acordei no hospital e soube que meu coração havia parado", declarou a jovem após acordar. "Os médicos não conseguiam acreditar como eu tinha sobrevivido, eles disseram que era um milagre! Eu estava realmente perto da morte. Eu me sinto tão grata por estar viva", comemorou Jazmin.
Quais os riscos de beber energético
Apesar de sabororos e aparentemente inofensivos, os energéticos são ricos em cafeína e outros estimulantes que podem ser perigosos se ingeridos em excesso, especialmente para pessoas com problemas cardíacos não diagnosticados.
Entre os principais problemas causados pelo consumo excessivo de energéticos estão batimentos cardíacos irregulares e aumento do risco de parada cardíaca, podendo levar a complicações graves, como insuficiência renal e danos cerebrais. Para saber mais sobre como o energético afeta a sua saúde, veja a nossa matéria exclusiva sobre o assunto: "Energéticos: entenda o efeito dessas bebidas em sua saúde"!