Uma mulher britânica ficou chocada ao abrir um pacote da empresa de moda Shein e descobrir que havia um escorpião vivo dentro dele.
O animal se movia dentro do pacote, conforme relatou a mulher. "Achei que fosse um brinquedo, mas ele se mexeu", disse Sofia Alonso-Mossinger, de 18 anos, estudante da Universidade de Bristol, à BBC. "Foi bem assustador", contou.
Ao perceber que se tratava de um escorpião, a jovem fechou o plástico que continha o par de botas que havia comprado. Sofia rapidamente retirou o pacote do quarto e ligou para suas colegas de apartamento.
Estudantes tiveram a iniciativa de chamar um especialista em captura de animais. ''No começo, vou ser honesta, eu disse que deveríamos matá-lo, mas depois todos disseram que isso não era a coisa mais humana, então nós o pegamos e colocamos em um Tupperware'', contou uma colega, Phoebe Hunt, ainda à BBC.
A picada poderia ser potencialmente mortal. O animal era um Olivierus martensii, conhecido popularmente como "escorpião chinês", explicou Chris Newman, do Centro Nacional para o Bem-Estar dos Répteis, a Sofia.
O agente também mencionou que aquele era o segundo caso em menos de um mês: "Bastante preocupante". A Shein, com sede na China, comunicou ao jornal britânico que estava apurando o incidente após ser informada.
Perigos da picada de escorpião para a saúde
Os principais sintomas, que podem surgir em poucas horas após a picada, incluem: náuseas e vômitos, tremores, agitação excessiva, salivação em excesso e alterações no ritmo cardíaco. Os escorpiões em geral, são animais venenosos, e os riscos aumentam de acordo com a quantidade de veneno injetada no organismo humano.
A maior parte dos casos apresenta um curso leve. A taxa de letalidade é de 0,58%, e as mortes têm sido mais frequentemente relacionadas a acidentes envolvendo T. serrulatus, ocorrendo com maior frequência em crianças com menos de 14 anos.
Leia também: Chumbinho: saiba como o veneno age no corpo e o que fazer se suspeitar de envenenamento