Uma jovem de São Paulo vem causando polêmica na internet nos últimos dias por enganar sua família, conhecidos e o seu público por um longo período de tempo. Laís Basílio usava as redes sociais para contar sua história tendo o diagnóstico de câncer e obter apoio para realizar os tratamentos, no entanto, após alguns perceberem inconsistências no que a jovem contava, ela confessou ter inventado tudo.
Confira também:
O início da mentira
Foi em dezembro de 2023 que Laís Basílio, uma brasileira nascida em São Paulo e que hoje vive na Irlanda, contou através de suas redes sociais que havia sido diagnosticada com câncer de medula e que precisava urgentemente de um transplante. A influenciadora afirmou que tinha parado de trabalhar e não tinha condições de se sustentar, o que conquistou o apoio de muitas pessoas.
A comunidade de brasileiros na Irlanda se mobilizou para ajudar Laís financeiramente e também na busca por um doador compatível, assim como diversas pessoas que se sensibilizaram pela situação e fizeram doações para ela. Segundo o jornal O Globo, através de transferências por pix e vaquinhas online, Laís teria arrecadado cerca de 36 mil reais.
As doações para o tratamento eram pedidas em um site divulgado por Lais e por outros brasileiros que também moram na Irlanda. Nesse site, havia um texto contando a história de Laís com a doença.
"Olá, meu nome é Laís, tenho 23 anos e descobri um câncer em dezembro de 2023. Desde então passei por quimioterapia, cirurgia e radioterapia e agora estou à procura de um doador de medula compatível. Desde que recebi o diagnóstico, eu parei de trabalhar e, consequentemente, estou sem receber salário ou ajuda do governo, pois estou aqui como intercambista e não tenho tempo suficiente de contribuição. Até agora eu estava vivendo com as minhas economias e ajuda de amigos. Eu decidi criar essa vaquinha para me ajudar com o pagamento das contas e também porque quero trazer minha mãe para estar aqui comigo. Agradeço a todos de coração e qualquer ajuda é bem-vinda."
A revelação
O perfil "Pobre na Irlanda" no Instagram fez um resumo da história, contando como todo o caso havia sido uma invenção da brasileira para ganhar dinheiro. Laís chegou a participar de podcasts, dar entrevistas para a imprensa e publicar fotos no hospital, imagens que descobriram ser falsas.
Após a repercussão das suspeitas e a indignação de seus apoiadores, Laís veio a público e admitiu a farsa.
"Eu iniciei isso botando a cara aqui e vou terminar botando a cara. Eu estou aqui para arcar com isso e gostaria muito de pedir perdão a toda a comunidade brasileira e toda a sociedade oncológica. Eu espero de verdade que depois que isso passe, vocês continuem tendo apoio", disse em vídeo publicado em seus perfis.
Gabriela Cruz, que também mora na Irlanda, foi uma das pessoas a se mobilizar para ajudar a brasileira e também uma das que suspeitou da veracidade do caso. Ela juntou-se a outras pessoas da comunidade brasileira para procurar a polícia e entender quais medidas poderiam ser tomadas. No entanto, Gabriela relatou ao O Globo que o caso não poderia ser registrado como fraude porque as pessoas doaram o dinheiro por vontade própria.
Portanto, a situação não foi resolvida e para saber o desfecho da história somente acompanhando as próximas notícias.
Fontes: O Globo e Revista Quem.