Enfermeira britânica morre após usar concorrente de Ozempic; entenda

Entenda o caso da enfermeira britânica que faleceu após usar Mounjaro, um medicamento para emagrecer similar ao Ozempic.

Thyago Soares | 13 de Novembro de 2024 às 11:00

Mulher faleceu após utilizar a medicação receitada pelos seus médicos para perder peso e chocou o mundo. - (Reprodução / Divulgação)

Os remédios para emagrecer se tornaram uma verdadeira febre mundial, seja o Ozempic ou o próprio Mounjaro. Contudo, o medicamento que é tido como principal rival do Ozempic foi relacionado à morte de uma mulher no Reino Unido e causou polêmica.

A enfermeira Susan Mcgowan, de 58 anos, veio a óbito na Escócia, seu país de origem, após fazer uso de duas dosagens de Mounjaro. A BBC teve acesso ao atestado de óbito da profissional da saúde e no documento, o laudo médico apontou a causa do falecimento como falência múltipla de órgãos, choque séptico e pancreatite, apontando o uso do medicamento para emagrecer como um dos fatores contribuintes para o desfecho. Esse foi o primeiro caso de óbito atribuído ao uso deste medicamento no Reino Unido, segundo a BBC. 

Familiares de Susan apontam que ela foi receitada por seu médico para fazer uso do Mounjaro e comprou o remédio legalmente. Os relatos apontam que Mcgowan começou a sentir dores fortes no abdômen logo após fazer a aplicação do remédio, foi encaminhada para o hospital e acabou perdendo a vida ali.

O Mounjaro é um medicamento à base de tirzepatida e está entre as medicações que proporcionam sensação de saciedade para quem faz o seu uso. Isso se deve por conta da redução do glucagon, que diminui a glicose no fígado e retarda o esvaziamento do estômago.

O remédio foi aprovado para ser utilizado a fim de contribuir para o emagrecimento em 2023. Após o caso de Susan, a empresa farmacêutica responsável pela fabricação do Mounjaro se pronunciou, afirmando que a segurança dos pacientes é prioridade para a empresa.

"Temos o compromisso de monitorar, avaliar e divulgar continuamente as informações de segurança de todos os medicamentos da Lilly", afirmou a companhia à imprensa britânica através de porta-voz.

Ainda segundo a fabricante, a medicação teve o seu uso aprovado com base em uma avaliação extensa e criteriosa, levando em consideração todos os potenciais riscos e benefícios que o uso do Mounjaro pudesse trazer para os usuários.

ozempic emagrecimento remédio para emagrecer mounjaro

Leia também

Por que cachorros se sacodem quando estão molhados? Cientistas revelam real motivo

Angélica fala sobre abuso sexual na infância e surpreende: "Hoje tenho consciência"

Leandro Hassum abre o coração sobre cirurgia bariátrica e luta contra a obesidade

Dieta biogênica: conheça o regime que ajudou Gaby Amarantos a perder 14 Kg

Dieta carnívora: entenda e saiba se faz bem para a saúde

Anitta está grávida? Entenda foto polêmica da cantora