Esse hábito aparentemente inofensivo tem consequências sérias, mas pode ser evitado facilmente! Entenda
Viajar é muito empolgante, mas até chegar em seu destino, é necessário encarar uma situação consideravelmente desagradável: o vôo. Algumas pessoas ficam enjoadas, outras se sentem muito entediadas, e é muito difícil não ficar cansado de passar tanto tempo sentado em um mesmo lugar. Por isso não resta muita opção além de tirar um belo soninho.
No entanto, esse hábito pode ter alguns efeitos negativos na sua saúde! Entenda porque.
Leia também:
Porque você não deve dormir durante a decolagem e o pouso
Acontece uma mudança brusca de pressão quando o avião está decolando ou pousando, o que pode causar dor de ouvido. Assim, algumas técnicas podem ser usadas para aliviar esse desconforto. No entanto, você não consegue aplicar nenhuma dessas dicas se estiver dormindo!
Além disso, o processo de adaptação às mudanças de pressão é mais lento e sem controle quando dormimos. Essa dor no ouvido comum em viagens é decorrente de uma lesão no tímpano, que provoca dor e, frequentemente, perda de audição e pode machucar o tímpano, provocando sua ruptura e sangramento.
Mastigar chiclete ou algum outro alimento é uma das formas mais conhecidas de evitar o problema, e você pode também engolir saliva, bocejar ou usar tampões de ouvido. São medidas simples mas que já evitam uma lesão bastante dolorosa!
Agora, no caso do incômodo persistir mesmo após a realização dessas técnicas, é essencial o otorrinolaringologista. Assim, o médico vai avaliar os ouvidos e verificar se existe alguma inflamação ou infecção, por exemplo, para indicar o tratamento mais adequado.
Viagens são um momento de felicidade, e com alguns cuidados básicos você consegue garantir o seu bem estar e de seus acompanhantes. Confira também o que fazer se seu voo foi cancelado e esteja sempre preparado para não deixar nada atrapalhar os seus passeios!
Fontes: Tua Saúde, Manual MSD, Portal Dráuzio Varella e Nossa Uol.