Você lembra dela? Essa novela brasileira é a mais vendida da história e já foi exibida em 148 países

Embora 'Escrava Isaura' tenha sido um marco, novas tramas como 'Avenida Brasil' superaram seu sucesso internacional.

Douglas Ferreira | 28 de Março de 2025 às 17:43

'Avenida Brasil' é um marco da teledramaturgia brasileira. - Reprodução/Divulgação

Que o Brasil é reconhecido mundialmente por sua teledramaturgia, você provavelmente já sabe. Algumas produções como, por exemplo, 'Caminho das Índias', 'Lado a Lado', 'Malhação: Viva a diferença' e 'Império', que venceram o Emmy Internacional, são constantemente lembradas nas redes sociais e comentadas por fãs de novelas. Diante da qualidade das nossas produções, é fácil entender o motivo de algumas delas ultrapassarem fronteiras, conquistando milhões de espectadores ao redor do mundo.

Por décadas, a novela 'Escrava Isaura' (1976) reinou absoluta como a novela mais exportada do país, chegando a ser exibida em mais de 100 países. O sucesso da novela na China, na Rússia e em alguns países da África foi tão grande que, Lucélia Santos, protagonista da novela, é reconhecida até hoje nas ruas como uma grande celebridade internacional. Contudo, apesar de ter sido a primeira grande exportação da nossa teledramaturgia, hoje 'Escrava Isaura' ocupa a 6ª posição no ranking, tendo sido superada por outras tramas mais recentes.

Qual novela brasileira é a mais vendida da história?

Atualmente, 'Avenida Brasil' é a novela que detém o título de novela brasileira mais vendida da história, com exibição confirmada em 148 países – o equivalente a 76% das nações reconhecidas pela ONU!

RELACIONADAS

Top 5 melhores novelas turcas com o galã Can Yaman, ator de A Sonhadora

4 novelas turcas sobre o Império Otomano para você assistir

Você sabia que a trilha sonora do restaurante pode influenciar no sabor da comida?

Sucesso dentro e fora do Brasil, a novela foi exibida originalmente em 2012 e conquistou o público com uma trama repleta de reviravoltas, personagens carismáticos e um enredo que misturava vingança, amor e redenção.

A história de Nina (Débora Falabella) e Carminha (Adriana Esteves) não só cativou a audiência brasileira, como países de culturas completamente diferentes, chegando até mesmo a ganhar uma versão turca chamada de 'Leyla'.

Logo atrás da obra de João Emanuel Carneiro estão as novelas 'Totalmente Demais' (2015), escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm, que foi vendida para 135 países, e a novela 'A Vida da Gente' (2011), escrita por Lícia Manzo e vendida para 132 países.

Por que as novelas brasilerias fazem sucesso?

Assim como ocorre com as novelas turcas, especialistas apontam que o sucesso internacional das novelas brasileiras se deve ao fato de abordarmos temas universais, como amor, traição, superação e família de um jeito único, aliados a uma produção de alta qualidade.

Com plataformas de streaming ampliando o alcance das produções nacionais, como vimos acontecer recentemente com 'Beleza Fatal', produzida pela Max e distribuída mundialmente, a tendência é que novas novelas continuem conquistando o mundo.

Compartilhe:
novelas joão emanuel carneiro avenida brasil Novelas turcas Lado a lado A vida da gente Celebridade internacional Caminho das índias Totalmente demais Novelas brasileiras Malhação: viva a diferença Escrava Isaura Novelas mais vendidas Teledramaturgia brasileira

AS MAIS LIDAS

Essa novela turca famosa foi proibida em países muçulmanos (e o motivo vai te surpreender)

Das novelas turcas para a vida real: 3 casais que levaram o romance da ficção para a realidade

Novela turca com Can Yaman supera 'Mania de Você'

'Dona Beja': saiba qual a história da novela que deve estrear na Max