Se está tentando engravidar, mas está com dificuldade? Veja 11 dicas de saúde que podem te ajudar na concepção do novo membro da família!
Muitas mulheres tem dificuldade de engravidar, mesmo sendo novas estando em período fértil. Se você é uma dessas mulheres que estão tentando engravidar, mas não estão conseguindo, nós separamos algumas dicas para ajudá-la nessa missão e ter sucesso na gravidez.
1. Interrompa o uso de contraceptivos
Parece óbvio, mas é importante lembrar que assim que você decidir que está pronta para engravidar, é necessário interromper o uso de métodos anticoncepcionais. Afinal, alguns métodos como pílulas anticoncepcional e injeções anticoncepcionais interrompem os ciclos menstruais e, assim, o período fértil. Sendo assim, mesmo depois de interromper o método, pode demorar algum tempo para que os ciclos naturais retornarem ao normal.
2. Faça contagem do período fértil
Um método fácil e barato é permanecer atenta ao seu período fértil. Dessa forma você poderá planejar a relação sexual no espaço de tempo mais favorável para uma concepção. A melhor data é a partir do 10º dia do ciclo até o 20º dia. Tenha atenção a essa conta e se o ciclo for muito irregular o ideal é manter relações sexuais no mínimo 3 vezes por semana em dias alternados.
Leia também: Ciclo menstrual: o que é, principais fases e período fértil
3. Escolha as melhores posições
Existem alguns mitos que dizem que para conceber um bebê é necessário que a posição sexual do casal seja aquela em que o esperma corre melhor para o canal vaginal, mas isso é mentira. No ato da ejaculação durante a relação sexual, o esperma entra no útero não importa a posição em que a mulher esteja. Contudo, posições diferentes podem resultar em melhor estímulo da mulher e, consequentemente, maior lubrificação, melhorando o ato e deixando tudo mais propício para a concepção.
4. Mantenha o calendário de vacinação em dia
É de extrema importância que mulheres que estejam tentando engravidar, seja através de métodos convencionais ou com o auxílio de tratamentos de infertilidade, estejam com o calendário de vacinação em dia. Estar com o calendário de vacinação em dia ajuda a evitar doenças que podem causar infecções intrauterinas, malformações fetais e até mesmo aborto espontâneo. Além disso, tomar as vacinas garante imunização para a mãe e imunização passiva para o bebê.
Segundo especialistas na área, o ideal é que a imunização ocorra antes da gestação, pois algumas vacinas não podem ser aplicadas durante a gravidez. Sendo assim, se você estiver planejando ter um bebê, verifique a sua carteirinha de vacinação para ver se está com as vacinas em dia.
Algumas vacinas que as futuras gestantes devem verificar se tomaram são:
- Tetra viral – vacina que previne o sarampo, caxumba, rubéola e varicela.
- Influenza – vacina que previne a gripe.
- Vacina tríplice bacteriana (dTaP) – protege contra difteria, tétano e coqueluche.
- Febre amarela – vacina que protege o corpo da febre amarela. No entanto, é recomendado evitá-la durante a gravidez.
5. Abandone os hábitos ruins
Quando um casal tenta engravidar e não consegue, geralmente desconfiam de problemas reprodução na mulher ou no homem. Entretanto, existem vários fatores que podem afetar diretamente a fertilidade de ambos. Alguns deles são:
- Tabagismo;
- Obesidade;
- Má alimentação;
- Uso de drogas;
- Uso de alguns medicamentos;
- Estresse;
- Ansiedade e outros.
Portanto, antes de consultar um médico sobre fertilidade, tenham atenção aos hábitos ou situações como as já citadas que podem estar causando uma dificuldade na hora da fertilização. Para saber mais, veja o nosso post com 7 atitudes que reduzem o risco de infertilidade.
6. Tenha uma alimentação saudável
Como já foi dito, a alimentação pode ser um dos fatores que dificulta a concepção, por isso, é necessário ter uma alimentação saudável com refeições regulares e equilibradas. Ela deve ser rica em frutas, legumes frescos e fontes de proteína. Devem ser cortados alimentos processados e fast food. E, quando se trata de gorduras, tenha preferência por gorduras vegetais como azeite de oliva ou peixes gordos como salmão, arenque ou cavala.
7. Tome ácido fólico
O suplemento de ácido fólico pode ajudar a prevenir defeitos do tubo neural do bebê, como a espinha bífida. O ideal é começar com esse suplemento 3 meses antes de dar inícios às tentativas de concepção e é recomendável continuar a ingestão durante todo o primeiro trimestre da gravidez. Para saber mais sobre o ácido fólico veja o nosso guia completo sobre essa vitamina!
8. Mantenha-se em forma
A gravidez exercer uma enorme pressão no corpo, logo é recomendável estar em forma para engravidar. Além disso, exercícios físicos ajudam a melhorar o humor, a disposição e a baixar os níveis de ansiedade e estresse que podem interferir nas tentativas de concepção.
9. Cuide da saúde vaginal
A secura vaginal é extremamente comum e pode piorar com o aumento da frequência das relações sexuais, comum quando se está tentando engravidar. Para melhorar isso, utilize um lubrificante, mas não qualquer um, certifique-se que o produto é inofensivo para espermatozoides. Para saber mais veja: Ressecamento vaginal: o que pode ser e como tratar.
10. Faça um acompanhamento
A demora para procurar um médico especialista depois de alguns meses tentando engravidar pode ser um problema. Portanto, estabeleça que o casal irá tentar durante 6 meses e, se mesmo assim, não conseguirem, procurem um médico especialista. Assim vocês poderão investigar se existe algum outro motivo para que a concepção não tenha ocorrido ainda.
11. Envolva seu parceiro nos seus cuidados
Quando se trata de engravidar, o homem também deve estar concentrado nessa missão tanto quanto a mulher. Para ajudá-lo a produzir espermatozoides saudáveis, ele também deve ter uma boa alimentação, praticar algum exercício físico e evitar o consumo de drogas, álcool e cigarros.
Além disso, ele deve usar roupas frescas e evitar banhos quentes, pois a temperatura mais amena para os testículos ajuda na produção de espermatozoide.