Santo sudário é real? Cientistas apresentam novas teorias e surpreendem

O Santo Sudário é um mistério que vem se estendendo há muitos anos e parece cada vez mais próximo de uma solução.

Carol Peres | 22 de Agosto de 2024 às 10:05

As pessoas podem ver o Santo Sudário na Catedral de Turim, na Itália. - Aliaksandr Antanovich/iStock

Você já ouviu falar em Santo Sudário? Bem, trata-se de uma evidência de que Jesus teria realmente vivido na Terra. Até o momento era somente uma teoria, no entanto alguns pesquisadores fizeram uma descoberta surpreendente.

O caso é tão intrigante que fez com que um estudioso ateu passasse a acreditar no cristianismo. Então, veja o que os cientistas encontraram e que poderia ser um passo em direção a solução de um mistério de muitos anos.


Leia também:


O que é o Santo Sudário?

O Santo Sudario, também conhecido como Sudário de Turim, é um pano composto por linho que foi usado para envolver o corpo de Jesus, conforme diz a crença de alguns, e parece ter a aparência de um homem gravada em sua extensão. Em 1988, pesquisadores alegaram que o tecido era na verdade da Idade Média, ou seja, depois do período em que Jesus teria vivido. O problema é que acredita-se que a técnica necessária para gravar a imagem no pano não era conhecida durante essa época.

No entanto, essa teoria de que o Santo Sudário na verdade é da Idade Média parece ter sido desmentida por um novo estudo, divulgado agora em agosto de 2024. Uma pesquisa liderada pelo Dr. Liberato De Caro, do Instituto de Cristalografia, mediu o envelhecimento da celulose do linho e sugere que o tecido realmente foi feito em uma época que coincide com a vida de Jesus

A análise foi feita usando tecnologia de raio X, e estudou oito pequenas amostras de tecido para descobrir pequenos detalhes da estrutura do linho, usando como referência questões como temperatura e umidade. Os cientistas também compararam ainda o Sudário de Turim com outros linhos de Israel que datam do primeiro século. 

Vale lembrar que a Igreja não reconhecia o objeto como legítimo, segundo o jornalista Edison Veiga. Ainda assim, o tecido é exibido na Catedral de Turim, no norte da Itália. Outra questão interessante é que o cineasta britânico David Rolfe estava produzindo um documentário sobre o Santo Sudário em busca de uma explicação para a imagem gravada no linho, e como não encontrou uma resposta, ele acabou se tornando cristão.

“Comecei como ateu, e depois me tornei agnóstico. E agora sou cristão, porque não consigo entender nada mais que pudesse ter produzido essa imagem. Foi a ressurreição. Foi um homem morto que voltou à vida, e foi um milagre", disse à jornalista Mafê Firpo.

A veracidade do objeto é algo intrigante até mesmo para seguidores da religião, portanto com certeza é válido acompanhar mais notícias sobre as pesquisas feitas com o Santo Sudário e descobrir o que os especialistas dizem! 

Veja também: Saiba o que é o tabuleiro de Ouija, última compra feita por Silvio Santos na web

cristo cristianismo jesus Sudário de Turim Santo Sudário

Leia também

Festival de música cancelado? Entenda as polêmicas envolvendo o Primavera Sound

Vai no Rock in Rio? Fique atento à essas informações!

Quem é Zé Vaqueiro, cantor de piseiro que sofreu acidente de carro um mês após morte do filho

Preta Gil volta a ser hospitalizada um ano após cirurgia para tratamento de câncer

Relatos de pilotos brasileiros sobre OVNIS vaza e conteúdo surpreende

Quem são os desaparecidos do iate de luxo naufragado na Sicília