O patrimônio de alguns brasileiros é surpreendente, conheça as pessoas do nosso país que possuem verdadeiras fortunas.
Sabia que há algumas personalidades brasileiras figurando na lista das pessoas mais ricas do mundo elaborada pela revista Forbes? A lista da Forbes leva em conta pessoas atuantes em setores diversos, seja da economia, tecnologia, agronomia e até mesmo do entretenimento. Ao todo, cinco brasileiros figuraram na listagem que elenca as personalidades com maior acúmulo de capital no planeta.
5 brasileiros mais ricos em 2024 de acordo com a Forbes
1. Ricardo Castellar de Faria
Com um patrimônio de inimagináveis 17,45 bilhões de reais, Ricardo Castellar de Faria conquistou a 21º posição na listagem da Forbes. O engenheiro agrônomo formado pela UFRGS e empresário é o fundador da empresa Granja Faria e também preside a Associação Catarinense de Avicultura.
Fundada em 2006, a Granja Faria é a maior produtora de ovos comerciais, ovos férteis e pintos de um dia no Brasil, com 34 unidades de produção e uma equipe de 2,7 mil colaboradores, sendo responsável por fornecer cerca de 16 milhões de ovos diariamente.
2. Maria Cristina Frias
A empresária possui um patrimônio de 6,31 bilhões de reais e tem seu patrimônio proveniente de investimentos no setor de tecnologia. Em 2007, os Frias adquiriram a BRPay, pioneira na oferta de pagamentos digitais no Brasil, que atualmente é conhecida como PagSeguro. Em junho de 2024, a fintech tinha uma avaliação de aproximadamente R$ 21 bilhões.
Além disso, Maria Cristina é filha do empresário Octávio Frias de Oliveira e uma das herdeiras do grupo Folha da Manhã, responsável pela publicação do jornal Folha de São Paulo.
3. João Annes Guimarães
João Annes é neto de Antônio Mourão Guimarães, o fundador do banco BMG, e filho de Flávio Pentagna Guimarães, que faleceu aos 94 anos no início de 2023 e estava na lista de bilionários da Forbes.
O BMG, negócio da família do empresário e fonte da fortuna da família, foi criado em 1930, é uma das poucas instituições financeiras regionais que conseguiu manter sua autonomia ao longo das décadas e foi pioneiro na oferta de empréstimos consignados, começando a oferecer esse serviço em 2006. Além do BMG, a família também era proprietária da mineradora Magnesita, que foi vendida por R$ 1,2 bilhão em 2007.
4. Consuelo Andrade de Araujo
Uma das herdeiras do Banco Mercantil do Brasil, a empresária conta com uma fortuna de 1,15 bilhão de reais. Embora não ocupe cargo executivo no banco, o controle da instituição permanece nas mãos da família por meio de um acordo de acionistas. O Mercantil do Brasil se destaca como um dos poucos bancos de médio porte que conseguiu se manter relevante ao longo das transformações do sistema financeiro.
Por muitos anos, a instituição se concentrou no financiamento de pequenas empresas, especialmente no mercado intermediário, e recentemente expandiu sua atuação para empréstimos consignados.
5. José Mário Caprioli dos Santos
Caprioli foi sócio de Nilton Carlos Chieppe na Trip Linhas Aéreas. Após a fusão da companhia com a Azul Linhas Aéreas, ele se tornou um importante acionista da empresa, fundada por David Gary Neeleman, e atualmente ocupa o cargo de conselheiro. O patrimônio do empresário e de sua família é estimado em 1,12 bilhão.
A Trip está vinculada ao grupo Águia Branca, o maior conglomerado do Espírito Santo, que possui três empresas de transporte rodoviário, duas de logística e, claro, a Trip, que se integrou à Azul.