Ex-piloto da Azul Linhas Aéreas, foi identificado como o piloto do avião que caiu em São Paulo nesta sexta-feira (7)
Na manhã desta sexta-feira (7), a queda de um avião em uma avenida movimentada de São Paulo surpreendeu a todos. O acidente ocorreu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, resultando na morte de duas pessoas e deixando outras seis feridas.
O piloto da aeronave foi identificado como Gustavo Carneiro Medeiros, um experiente profissional da aviação com passagem pela Azul Linhas Aéreas. Gustavo tinha 47 anos e era natural de Indaiatuba, cidade na região de Campinas, e possuía uma sólida formação acadêmica e profissional.
De acordo com a CNN, o piloto era formado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e em Ciências Aeronáuticas. Durante sua trajetória na Azul Linhas Aéreas, onde trabalhou de 2011 a 2021, Medeiros atuou como copiloto, comandante e instrutor de rota. Ao todo, registrou 3.819 horas de voo como copiloto e 1.912 horas como comandante de aeronaves ATR.
O que causou a queda do avião?
O acidente ocorreu por volta das 9h30, quando a aeronave caiu intacta na avenida, incendiando-se após o impacto com o solo. O vazamento de combustível atingiu um ônibus e a fiação elétrica, causando pânico e interrupção no trânsito local. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).
Em nota, a Azul Linhas Aéreas lamentou profundamente o ocorrido e se solidarizou com os familiares de Gustavo Carneiro Medeiros, ex-tripulante da empresa, e das demais vítimas. A companhia destacou a competência e dedicação de Medeiros, que deixou um legado de profissionalismo e paixão pela aviação.
"A Azul lamenta o acidente ocorrido nesta manhã com uma aeronave particular, em São Paulo (SP). A Companhia se solidariza com os familiares do piloto do voo, Gustavo Carneiro Medeiros, que já fez parte do quadro de Tripulantes da Empresa, de 2011 a 2021, e das demais vítimas", declarou a empresa.