Giovanna Boscolo brilha como atleta paralímpica e está entre favoritas para conquistar o ouro nessa edição.
Luana Viard | 28 de Agosto de 2024 às 12:40
Ex-atriz da novela juvenil "Chiquititas", Giovanna Boscolo é uma das promessas do Brasil para as Paralimpíadas de Paris 2024. A atleta, que enfrenta uma doença neurodegenerativa, competirá no arremesso de peso e no lançamento de clava, modalidades adaptadas para atletas com lesões cerebrais na classe F32.
Com apenas 21 anos, ela disputará as provas de arremesso de peso e lançamento de clava. Este último é um esporte exclusivo dos Jogos Paralímpicos, que envolve lançar um pino de boliche a uma grande distância.
A atleta surge como uma das principais favoritas para a competição. Recentemente, Giovanna conquistou uma medalha de bronze no lançamento de clava durante o Mundial de Kobe, no Japão.
A ex-atriz ganhou notoriedade inicialmente através de campanhas publicitárias e, em seguida, lançou uma carreira como modelo. Ela ganhou reconhecimento nacional ao interpretar Michelle na novela juvenil "Chiquititas". Além disso, participou de filmes e séries como "Conversa de Gente Grande" e "Julie e os Fantasmas".
Desde muito jovem, a atleta já demonstrava talento para o esporte e conquistou o título de campeã brasileira em 2014, nas modalidades de ginástica aeróbica e rítmica, representando o Palmeiras.
A carreira na modalidade foi interrompida devido ao diagnóstico de Ataxia de Friedreich, uma doença rara que compromete o equilíbrio, a coordenação e a energia. Em seguida, ela iniciou o curso de biomedicina e trabalhou com análise de dados de atletas durante um estágio no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Durante esse período, ela começou a se dedicar ao arremesso de peso e ao lançamento de clava. Com essas modalidades, a ex-atriz conquistou a medalha de ouro no Gran Prix de Dubai e se destacou como a maior recordista das Américas, com um lançamento de 26,25 metros.
Durante vídeo em suas redes sociais, a atleta compartilhou sua jornada desde o momento do diagnóstico e abriu o jogo sobre os desafios enfrentados. “Tenho dificuldades com equilíbrio e coordenação, mas sigo firme e forte com a minha fisioterapia”, afirma a jovem na publicação.
Paralimpíadas: saiba quem são os brasileiros que estão em Paris em busca de medalha
Paralimpíadas: saiba qual é a origem dos jogos disputados por atletas com deficiência
Acidente fatal: conheça a história da ginasta que morreu tirando selfie
EUA é acusado por Agência Mundial Antidoping de acobertar atletas
Atletas são proibidos de passear em Paris? Entenda a expulsão de nadadoras dos Jogos Olímpicos
Cola de bumbum: o truque das ginastas para o maiô não sair do lugar