Entenda como o método contraceptivo funciona e quais suas vantagens.
Menos de um mês depois de dar à luz ao seu terceiro filho, a influenciadora Virgínia Fonseca contou através das redes sociais que não pretende ter mais filhos. Portanto, explicou que estava se preparando para aplicar um Implanon.
O Implanon é um método contraceptivo hormonal eficaz por cerca de 3 anos, e você confere mais detalhes sobre seu funcionamento logo a seguir.
Você também pode gostar:
Veja como funciona o Implanon
O Implanon é o nome comercial do implante do hormônio etonogestrel, um pequeno bastão de plástico, com 4 cm de comprimento e 2 mm de diâmetro inserido abaixo da pele do braço. De acordo com o Ministério da Saúde, este dispositivo contém 68 mg da substância etonogestrel, que é liberado em pequena quantidade para a corrente sanguínea de forma contínua.
Dessa maneira, o hormônio impede que o óvulo seja liberado do ovário e altera a secreção do colo do útero de forma a dificultar a entrada dos espermatozóides. Além disso, o Implanon também ajuda a regular o ciclo menstrual, reduzir a cólica e sintomas da endometriose e diminuir o risco de câncer de endométrio.
Porém, é importante mencionar que ele não previne infecções sexualmente transmissíveis (IST), então o uso de preservativo é indispensável durante as relações sexuais.
O procedimento de aplicação do Implanon é simples, e pode levar cerca de 10 minutos de duração. A incisão é feita com uma cânula fina, com uso de anestesia local para reduzir o desconforto. Uma das vantagens mais notáveis deste método é que oferece proteção contínua através de um processo simples no braço, sem intervenção no útero, por exemplo.
Por fim, vale lembrar que cada organismo funciona de uma maneira, então é necessário ter avaliação médica e considerar também as suas necessidades antes de definir qual o melhor método contraceptivo para você.
Leia também: Médico esclarece como é o câncer de Preta Gil: "aumentam de tamanho"