Relembre 9 fatos curiosos sobre Laços de Família

A novela Laços de Família está de volta à tela da Globo. E com isso, vêm as lembranças dos temas polêmicos e das curiosidades da trama. Pela segunda vez

Thaynara Firmiano | 15 de Setembro de 2020 às 15:00

- Reprodução / Divulgação

A novela Laços de Família está de volta à tela da Globo. E com isso, vêm as lembranças dos temas polêmicos e das curiosidades da trama. Pela segunda vez no Vale a Pena Ver de Novo, a novela de Manoel Carlos já despontou em altos índices de audiência. 

Vamos conferir algumas curiosidades sobre a trama?

1. Triângulo amoroso

 A novela deu o que falar quando iniciou um triângulo amoroso entre Edu, personagem de Reynaldo Gianecchini, Camila, interpretada por Carolina Dieckmann e sua mãe, Helena, personagem de Vera Fischer. Helena e Edu se conheceram em um acidente de trânsito e se apaixonaram. O casal iniciou um relacionamento, mas Helena abriu mão da sua paixão, pois sua filha estava apaixonada por ele. Edu e Camila se casam no final.

2. Primeira novela do Reynaldo Gianecchini

O galã protagoniza mais uma curiosidade na trama. Esta foi a primeira vez que Gianecchini atuou. Antes, ele era modelo e ao ser lançado na telinha, gerou muita curiosidade. O posto de galã foi rapidamente dado ao ator, que na época namorava Marília Gabriela.

3. Vera Fischer protagonizou a 5ª Helena de Manoel Carlos

O autor considera Helena um nome forte e por isso, passou anos nomeando suas protagonistas desta forma. A Helena de Laços de Família foi inspirada em uma história, que o autor leu em um jornal. A história era sobre uma mãe que gerou um filho, para poder salvar a filha.

4. Prostituição

Outro ponto curioso e que chamou bastante a atenção na trama foi a história de Capitu. A jovem, interpretada por Giovanna Antonelli, era mãe, cuidava dos pais e se prostituía para conseguir sustentar a casa.  A personagem surgiu de outra reportagem lida pelo autor. Desta vez, fala sobre jovens que se prostituem para pagar (ou se manter) na universidade.

5. Problemas com a igreja

Um triângulo amoroso entre mãe e filha, uma prostituta, beijos calorosos. É claro que isso acabaria incomodando alguém. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) proibiu que sus igrejas fossem usadas para filmar o casamento entre Edu e Camila.  

Inicialmente o casamento foi gravado na Igreja São Pedro de Alcântara, na Urca, porém a mesma foi punida pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. Com isso, o casamento precisou ser regravado em estúdio e sem a participação de atores menores de idade.

6. Proibições da justiça

A novela precisou ser mudada de horário e passou a ser transmitida às 21h. Isso por decisão do juiz Siro Darlan, da 1ª Vara da Infância e Juventude, que entendeu que a trama não era adequada para o horário das 20h.  Além da mudança de horário, todos os menores de idade precisaram ser retirados da novela, também por decisão deste juiz. Segundo ele a novela contém muitas cenas de “conotação sexual” e “violência” excessiva para crianças. Além de criticar a carga horária das crianças. A Rede Globo conseguiu recorrer da decisão e as crianças voltaram a gravar.

7. Leucemia

A novela trouxe para o horário nobre a Leucemia e a importância da doação de medula óssea. A trama trouxe Camila, personagem de Carolina Dieckmann, tendo o cabelo raspado em decorrência do tratamento da Leucemia.  Após o fim da novela, o Inca (Instituto Nacional do Câncer) registrou 149 novos cadastramentos para doação. Um aumento considerável, visto que o índice era de 10 cadastros por mês.

8. Cena do corte de cabelo

A famosa cena da Camila raspando o cabelo, ao som de Love by Grace, por Lara Fabian, não iria ao ar. Sim, isso mesmo, a cena mais famosa da novela não foi escrita para tal.  A atriz Carolina Dieckmann contou em entrevista no programa Altas Horas, que esta cena foi gravada para uma ação de conscientização sobre o Câncer, que seria realizada pela globo. Durante a gravação, a atriz foi tomada pela emoção. Todos que estavam no momento da cena ficaram tão impactados que o diretor resolveu incluir a cena na novela.

9. Última novela de Flávio Silvino

Laços de Família foi o retorno de Flávio Silvino às telinhas, mas também ficou marcado como seu último encontro com a teledramaturgias. O ator havia sofrido um acidente de carro em 1993 e este o deixou com muitas sequelas. Na trama, ele interpretava Paulo, que também sofrera um acidente de carro e, por isso, tinha dificuldades motoras.