Os relatos de OVNIS são bem similares mesmo acontecendo em épocas diferentes, entenda
Que o universo é gigantesco todo mundo sabe, mas se existem outros tipos de vida ainda é um questionamento sem respostas. Enquanto alguns sentem medo ao imaginar seres vivos em outros planetas, muitos ficam intrigados com essa ideia, então, para a felicidade ou infelicidade das pessoas, existem chances dessas criaturas dignas de filmes de ficção científica estarem mais perto do que imaginamos.
Pois é, foi divulgado uma série de relatos bastante chocantes sobre o avistamento de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIS). Assim, mais de 30 pilotos brasileiros viram objetos desconhecidos durante suas rotas, entenda o caso.
Leia também
Brasileiro avistou uma estação espacial?
Você não precisa assistir aos filmes de Alien para conferir uma história envolvendo viagens e naves espaciais, basta ver os registros dos Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra). O primeiro relato chocante veio lá em 2007 de um piloto da TAM sem nome informado, ele fazia fazia o voo 8077, entre Manaus (AM) e Belém (PA) quando sua tripulação avistou um objeto luminoso indo de leste a oeste. O comandante precisou desviar a aeronave do objeto.
O OVNI estava sinalizado no equipamento que mostra a presença de outras naves ao redor do avião, chamado de TCAS. Outro piloto, da companhia Varig Log também reportou ver o mesmo objeto em 2007. Nesse caso, a viagem era entre Miami, nos Estados Unidos, e Manaus. Mas esses não foram os únicos relatos, em 2012 a tripulação de outro vôo da TAM, desta vez Belém-Brasília, notou a presença de um OVNI no TCAS, o que levou a mais uma manobra de desvio por parte do piloto.
Outros casos de registro de OVNI
O relato da necessidade de uma "manobra evasiva" se repetiu em 2014, desta vez vindo de um piloto da Gol que viajava de Brasília a Fortaleza. O relatório descrevia o surgimento de um objeto grande de cor branca e velocidade "supersônica" que voava em "ziguezague" próximo ao município de Quixadá, no Ceará. De acordo com o documento, outros dois pilotos também teriam avistado o mesmo OVNI e na mesma data.
Agora mais recentemente, as unidades do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo receberam pelo menos 30 relatos de OVNIS sendo avistados por pilotos brasileiros em 2023. No entanto, foram só avistamentos e não tiveram registros de acidentes de avião envolvendo estes objetos.
Os documentos estão disponíveis no Arquivo Nacional, e a CNN Brasil procurou as companhias aéreas mas elas ainda não se pronunciaram sobre os casos.
Leia também porque não tem paraquedas em vôos comerciais.