Saiba quais são os países que mais sorriem no mundo de acordo com Ranking elaborado e divulgado pela ONU.
Você provavelmente já ouviu a frase “Quem sorri mais vive melhor”, que é um dito popular nas mesas de bar. Contudo, há rankings internacionais que tem que a felicidade e o sorriso como métrica oficial de como as pessoas se sentem, o apoio social que recebem, a saúde, a liberdade, a corrupção percebida e outros fatores que ajudam a compor esse sentimento intangível.
Fique conosco para saber quais são os países que mais sorriem!
Entenda o ranking
O World Happiness Report, publicado pela ONU, colocou a Finlândia como o país mais feliz do mundo, repetindo o primeiro lugar do ranking da ONU por mais um ano consecutivo. Dinamarca, Islândia e Suécia também figuram entre os primeiros colocados, consolidando a tradição dos países nórdicos em liderar esses índices. Países como Holanda, Costa Rica, Noruega, Israel e Luxemburgo completam esse grupo de nações nas quais fatores como segurança, bem-estar social, qualidade de vida e confiança institucional tendem a estar bem avaliados.
Esse ranking considera seis principais dimensões para calcular o posicionamento de cada país, como a expectativa de vida saudável, renda per capita, apoio social, , liberdade para tomar decisões de vida, generosidade, percepção de corrupção.
A posição do Brasil no ranking
Em 2025, o Brasil ocupa a 36ª posição no Relatório Mundial da Felicidade da ONU, subindo oito lugares em relação ao ranking anterior (quando estava em 44º lugar). Entre os países da América do Sul, o Brasil é o segundo melhor colocado, ficando atrás apenas do Uruguai, que figura no 29º lugar.
Apesar dessa elevação, o país permanece fora do top 20 global. Fatores estruturais como desigualdade, sensação de insegurança, infraestrutura de saúde e transporte, e corrupção percebida continuam pesando. A variação na percepção de felicidade está muito ligada a regiões, renda, educação e serviços públicos, tão decisivos quanto a renda per capita.