Atriz atuou em obras espanholas e mexicanas antes de estrelar o filme indicado ao Oscar.
Nesta quinta (23), a Academia divulgou a lista dos indicados ao Oscar 2025. Antes mesmo da cerimônia de premiação, o Brasil entrou em clima de festa com a indicação de "Ainda Estou Aqui" em Melhor Filme Estrangeiro, Fernanda Torres em Melhor Atriz, e a estreia de um longa brasileiro na categoria de Melhor Filme.
Contudo, o filme de Walter Salles não foi o único a conquistar algo pela primeira vez. Isso porque Karla Sofía Gascón é a primeira atriz trans a concorrer a uma das estatuetas mais visadas da indústria audiovisual. Ela concorre ao prêmio de Melhor Atriz por seu trabalho em "Emília Perez".
Você também pode se interessar:
Conheça a atriz Karla Sofía Gascón
Karla Sofía Gascón é uma atriz espanhola de 52 anos conhecida por atuar em séries, novelas e filmes. Ainda na Espanha e antes da transição de gênero, ela trabalhou em "El Súper" (1996) e "Calle Nueva" (1997). Mas foi no México que Karla começou realmente a se destacar, com os papéis em "Corazón Salvaje" (2009) e "El Señor de los Cielos" (2013).
Foi só em 2013 que a atriz estreiou nos cinemas, atuando em "Los Nobles - Quando Os Ricos Quebram a Cara". Esse filme está disponível no streaming Max e é uma boa oportunidade para conhecer o trabalho de uma das principais concorrentes de Fernanda Torres. Apenas em 2018 Karla iniciou a transição.
Mais recentemente, a espanhola atuou na série Rebelde (2022), da Netflix. E agora, ainda que seja alvo de muitas críticas pelo público, "Emília Perez" consagrou-se como um verdadeiro fenômeno ao acumular o maior número de indicações desta edição do Oscar, que acontece no dia 02 de março. A atriz já foi premiada pela sua atuação no filme dirigido por Jacques Audiard no Festival Internacional de Cinema de Cannes.
Vale ressaltar também que "Emília Perez" chega ao Brasil no dia 06 de fevereiro, e conta a história da advogada Rita (Zoe Saldana) que aceita ajudar o chefe de um cartel, Juan Del Monte, a se aposentar e tornar-se a mulher que sempre sonhou ser.