Ayrton Senna competiu na Fórmula 1 por uma década, e teve muitas vitórias marcantes.
Ayrton Senna é, sem dúvidas, o maior automobilista brasileiro e um dos maiores ídolos do país. Mesmo 30 anos depois de sua morte, ele continua amado por muitos. E a série sobre sua vida emocionou aqueles que acompanharam sua trajetória e apresentou o piloto para quem não o conhecia.
Portanto, esse é o momento perfeito para relembrar as suas conquistas de sua curta, porém memorável, carreira nas pistas.
Você também pode gostar:
Relembre as conquistas de Senna
Antes de se consagrar como um ícone da Fórmula 1, Ayrton Senna ganhou pela primeira vez no Kart quando tinha 13 anos. O piloto conquistou títulos nos campeonatos paulista, brasileiro e sul-americano. Depois migrou para Fórmula Ford, e em seguida Fórmula 3, vencendo outros torneios.
Finalmente, na Fórmula 1 o automobilista é tricampeão mundial. Senna estreou na categoria em 1984 e o primeiro título mundial veio justamente no início de sua jornada com a McLaren, em 1988. Com 15 ultrapassagens, ele garantiu a vitória no GP do Japão, em Suzuka.
O segundo prêmio veio em 1990, novamente no Japão, quando o brasileiro e o rival, o francês Alain Prost, abandonaram a pista e a vitória ficou com Senna. A vitória se repetiu no ano seguinte, também no Japão em 1991. Os três campeonatos vencidos foram com a McLaren
Vale lembrar que a pontuação da Fórmula 1 é feita ao fim de cada corrida, atribuindo pontos de acordo com a posição de cada piloto, e possui regras específicas. O sistema já passou por algumas mudanças, mas de forma geral ganha quem tiver mais pontos no final do campeonato. Assim, Senna teve 41 vitórias e 65 pole positions.