Veja o processo de escolha e saiba quando o Brasil irá sediar outra edição dos Jogos Olímpicos
Embora os Jogos Olímpicos aconteçam até o dia 11 de agosto e o Rio de Janeiro tenha recebido a competição em 2016, alguns brasileiros podem estar se perguntando quando o Brasil voltará a ser o palco para o maior evento esportivo do mundo! As sedes das duas próximas edições das Olimpíadas já foram definidas e a terceira está sendo debatida pelo Comitê Olímpico Internacional.
Assim, entenda como funciona o processo e veja quando o Brasil voltará a receber os Jogos Olímpicos.
Quando o Brasil irá sediar outra edição dos Jogos Olímpicos?
Os Jogos Olímpicos de 2028 acontecerão em Los Angeles, nos Estados Unidos, e Brisbane, na Austrália, será a sede da competição pela primeira vez em 2032. No entanto, o Comitê Olímpico Internacional está analisando as opções para cidade sede da edição de 2036.
O processo de seleção começa com a candidatura do país, que apresenta um documento especificando os planos para receber o evento. Em seguida, os membros oficiais do COI visitam e observam as candidatas e então, finalmente, votam na cidade sede.
Até o momento, México, Turquia, Índia, Indonésia e Alemanha já demonstraram interesse em receber as Olimpíadas de 2036. Já o Egito vem construindo instalações esportivas para criar condições de sediar o evento, mas não formalizou sua candidatura ainda.
Porém, segundo o Globo Esporte, o COI afirmou que a escolha final da cidade sede somente será revelada após 2025. Então até lá não saberemos com certeza a próxima vez que o Brasil será a sede dos Jogos Olímpicos. Por outro lado, o Brasil foi confirmado como sede da Copa Feminina de 2027.
Portanto, não há dúvidas que o esporte está vivo no Brasil! E enquanto não recebermos outras Olimpíadas, vamos continuar torcendo pelos atletas brasileiros nos Jogos de Paris e nas edições que ainda estão para acontecer. Veja também as medalhistas de 2020 que estão fora dos Jogos Olímpicos de 2024 e não deixe de acompanhar as próximas matérias!
Fontes: CNN Brasil, Brasil Escola, Globo Esporte, Gov Br e UOL.