Entenda quais são as maiores diferenças entre os fenômenos naturais mais perigosos para a humanidade.
Tornados e furacões são dois dos fenômenos meteorológicos mais impressionantes e destrutivos que existem, porém as pessoas costumam fazer uma confusão entre os dois. Ambos podem causar danos significativos e em áreas densamente povoadas, mas possuem características bem diferentes entre si.
Os tornados, por exemplo, se formam a partir de tempestades severas e se apresentam através de funis de vento em rotação e são geralmente de curta duração. Já os furacões são sistemas de baixa pressão que surgem sobre águas quentes e podem durar dias ou até semanas, além de conseguirem se deslocar por longas distâncias. Vamos explicar melhor essas diferêncas para que você conheça melhor os sintomas e entenda mais sobre as notícias relacionadas a desastres naturais.
Você também pode se interessar:
Qual a diferença entre tornados e furacões?
Tornados e furacões são fenômenos meteorológicos que impressionam bastante, mas com características bastante distintas. Segundo a NASA, a principal diferença entre eles é a forma como se formam. Os tornados são “colunas de ar fortemente giratórias” que se estendem de nuvens cumulonimbus até o solo, e normalmente surgem na terra a partir de tempestades severas. Eles são o resultado de uma complexa interação entre ventos, umidade e temperatura.
Por outro lado, os furacões são grandes sistemas de tempestade com um centro mais calmo, conhecido como olho, e se formam sobre águas oceânicas quentes. Para se desenvolverem, eles precisam de temperaturas de superfície do mar de pelo menos 26,5°C, e assim usam a energia da evaporação e condensação.
Outras diferenças importantes incluem o tamanho e a duração de cada um: os tornados são menores, com diâmetros de até 1 km, e geralmente duram de alguns minutos a uma hora. Já os furacões podem se estender por até 1.600 km e durar dias ou semanas.
A previsibilidade de cada um também varia; tornados se formam mais rápido, enquanto furacões podem ser monitorados com bastante antecedência. Os dois fenômenos, porém, têm um imenso potencial destrutivo e podem destruir comunidades inteiras.
Confira também: Confira os maiores lançamentos dos streamings em outubro.