Conheça as categorias de carteira de motorista e os veículos permitidos para cada uma delas.
Existem diferentes tipos de carteira de habilitação, que dão autorização para dirigir veículos diversos. Você conhece as categorias previstas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran)? Considerando a existência de várias modalidades, é normal ter dúvidas.
Portanto, saiba o que é a CNH, o que é a ACC e quais as principais diferenças entre essas duas carteiras de habilitação.
Você também pode gostar:
Conheça as categorias de habilitação
A CNH é a Carteira Nacional de Habilitação que permite que as pessoas conduzam veículos e funciona também como um registro oficial dos motoristas. Assim, há as categorias de CNH A, B, C, D e E. As pessoas que tirarem essa primeira carteira podem dirigir motocicletas, por exemplo.
Já para carros, picapes e vans, o motorista precisa ter a carteira da categoria B. Caminhões, Caminhonetes e vans de cargas estão inseridas na categoria C. A carteira D permite que o motorista dirija ônibus, microônibus e vans de passageiro e a E permite a condução de todos os tipos de veículo, incluindo treminhão, veículos com trailers e ônibus articulados.
Há ainda algumas especificidades, por exemplo, com subcategorias e necessidade de ter experiência com uma carteira para poder adquirir a outra.
E o que é a habilitação ACC?
De acordo com o Detran de São Paulo, a carteira ACC trata-se da permissão para dirigir ciclomotores, que são veículos motorizados de 2 ou 3 rodas. Esse veículo tem potência de até 50 cilindradas e sua velocidade máxima não ultrapassa os 50 km/h.
Esta categoria autoriza a condução somente do ciclomotor. E os motoristas que possuem a carteira A também podem dirigir este tipo de veículo.
Leia também: Como saber se fui bloqueado? 5 pistas que te ajudam a descobrir