Enquanto algumas modalidades foram adaptadas para pessoas com deficiências, existem algumas que são disputadas exclusivamente por elas.
Os Jogos Paralímpicos estão se tornando mais populares a cada edição, e hoje é o terceiro evento esportivo com mais ingressos vendidos, ficando atrás somente das Olimpíadas e Copa do Mundo. Portanto, para quem está começando a acompanhar nesta edição de 2024 deve ter percebido algumas diferenças na competição para aquela que terminou no dia 11 de agosto.
Entre essas diferenças há a existência de diferentes classes para os atletas, e também a presença de dois esportes que não estavam nos Jogos Olímpicos. E para você não perder nada da disputa, nós te apresentamos as modalidades exclusivas das Paralimpíadas!
Você também pode gostar:
Conheça as duas modalidades que só estão nos Jogos Paralímpicos
Esses esportes são a Bocha e o Golbol, e você conhece mais sobre eles a seguir.
Bocha
A Bocha é um esporte disputado por atletas com grau elevado de paralisia cerebral ou deficiências severas. Seu principal objetivo é lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma bola branca, e para fazer os arremessos pode-se usar as mãos, os pés, instrumentos de auxílios ou contar com ajudantes, e os jogadores ficam sentados em cadeiras de rodas.
Golbol
Já o Golbol é um esporte praticado por pessoas com deficiência visual em que os atletas devem evitar que uma bola entre no gol. Os jogadores são ao mesmo tempo arremessadores e defensores, e todos usam uma venda nos olhos. A localização da bola é indicada por um guizo e o público precisa permanecer em silêncio durante as partidas.
Ambos os esportes podem ser disputados por homens e mulheres e possuem representantes do Brasil na competição. Então, agora que você já se familiarizou com as modalidades não deixe de torcer pelos brasileiros!
Confira também: Descubra as melhores modalidades do Brasil nos Jogos Paralímpicos