Entenda por qual motivo os pássaros não tomam choque ao pousar em fios elétricos.
Todos sabemos dos perigos dos fios elétricos. Por conta disso, em geral nos afastamos de locais com possibilidade de carga elétrica. Em contrapartida, observar pássaros pousados em fios elétricos sem sofrerem nenhum tipo de choque pode parecer um verdadeiro mistério.
No entanto, há uma explicação científica por trás desse fenômeno intrigante que tem a ver com a maneira como os pássaros interagem com os fios elétricos. Vamos te explicar os motivos que fazem isso acontecer.
Por qual motivo pássaros não tomam choque em fios elétricos?
Segundo o professor de física do Cursinho da Poli Bassam Ferdinian ao site terra, os pássaros não tomam choque por conta da distância entre as patas dos animais. Essa distância não é suficiente para gerar uma diferença de potencial (DDP) capaz de eletrocutá-los.
Nesse caso, para que o pássaro tome um choque, é necessário que a corrente elétrica circule pelo seu corpo, gerando uma diferença de potencial. É assim que funcionam os aparelhos elétricos, que só são ativados quando há uma diferença de potencial entre os pontos em que esteja ligado para que as cargas elétricas possam se deslocar.
Agora, se um ser humano resolver agarrar (com ambas as mãos) um fio elétrico sem estar isolado, é muito provável que ele tome um choque. "A distância entre as mãos de uma pessoa é suficiente para gerar uma diferença de potencial e, consequentemente, tomar um choque", disse o professor.
O que é DDP?
A diferença de potencial (DDP) ou o desnível de energia potencial ocasiona o deslocamento espontâneo de cargas ao nível do campo elétrico onde atuam forças que realizam trabalho. Ou seja, é através dele que a energia elétrica faz motores funcionarem e lâmpadas acenderem. Ou gera um tremendo choque.
Porém, em alguns casos o choque em pássaros pode acontecer. Em localidades que existem Tuiuius, os fios da rede elétrica são mais afastados uns dos outros. O pouso dele sobre estes fios não ocasiona o choque em si, porém a asa dele é muito grande! No pouso ou ao voar, a asa dele pode encostar em outro fio gerando uma ddp e ocasionando a passagem de corrente pelo pássaro ou como é mais conhecido, o famoso choque elétrico.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!