Saiba por que os nossos cabelos ficam brancos e entenda o fenômeno do corpo humano.
A transformação da cor dos cabelos é um dos aspectos mais visíveis do envelhecimento e frequentemente associada ao sinal de velhice. No entanto, a transição dos fios para tons de cinza ou branco é um fenômeno que transcende o envelhecimento exclusivo. Mas será que a alteração na cor dos cabelos é uma característica exclusiva do envelhecimento?
Vamos explorar não apenas por que os cabelos ficam brancos à medida que envelhecemos, mas também outras transformações que ocorrem em nossa cabeleira ao longo do processo de envelhecimento.
Quando e por que os cabelos começam a ficar brancos?
O processo natural de perda de cor nos cabelos, geralmente associado ao envelhecimento em torno dos 35 anos, pode surpreender alguns quando inicia mais cedo, até na adolescência. A melanina, responsável pela pigmentação da pele, desempenha um papel crucial nessa transformação. Fios cinzas ou brancos indicam baixos níveis ou ausência de melanina.
Questões genéticas desempenham um papel significativo, sendo que metade da população branca apresenta 50% de cabelos grisalhos antes dos 50 anos. No entanto, a perda prematura de cor antes dos 30 anos pode estar relacionada a problemas de saúde, como vitiligo, distúrbios da tireoide, ou até mesmo hábitos como fumar, sendo que estudos indicam que fumantes têm maior probabilidade de desenvolver cabelos grisalhos precocemente. O estresse também é apontado como um fator, prejudicando as células responsáveis pelo armazenamento de melanina.
Existem outros sinais de envelhecimento para se preocupar?
Nosso couro cabeludo abriga pequenas bolsas chamadas folículos pilosos, onde nascem os cabelos e demais pelos do corpo. Com a chegada da fase dos cabelos brancos, alguns desses folículos deixam de funcionar, contribuindo para a natural diminuição da quantidade de cabelo, característica comum em pessoas idosas.
Além disso, a redução nos níveis hormonais e a diminuição na absorção de proteínas desempenham papéis importantes na perda de fios, resultando não apenas em uma quantidade menor, mas também em cabelos mais finos.
Como posso cuidar dos cabelos?
Enquanto não podemos impedir o envelhecimento dos cabelos, podemos adotar práticas que promovem a beleza e saúde capilar. Uma abordagem crucial é a alimentação, priorizando proteínas essenciais para fortalecer os fios, além de vitaminas como biotina e minerais como ferro e zinco. Alimentos como ovos, cenoura, peixes, sementes, frutas cítricas, espinafre e feijão são boas escolhas.
A seleção cuidadosa de produtos de higiene é fundamental; evite aqueles que contenham formol e opte por protetores solares especiais para os cabelos. Se a descoloração for uma escolha, atenção redobrada, pois ela pode tornar os fios ainda mais finos. Com essas práticas, é possível manter os cabelos bonitos e saudáveis ao longo do tempo.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!