Saiba porque nem todos os vôos tem paraquedas e se isso compromete a segurança das viagens
Depois de ver alguma notícia de acidente ou até mesmo algum filme, é bem provável que você já tenha se perguntado por que nem todos os aviões possuem paraquedas. Será que isso diminui a segurança dos passageiros, ainda mais em vôos comerciais que estão quase sempre lotados? Bem, existe uma explicação para isso e que provavelmente vai te surpreender.
Então, saiba porque aviões comerciais não disponibilizam paraquedas.
Leia também:
O motivo por trás da falta de paraquedas em caso de emergência
Diferente do que muitos pensam, usar paraquedas em caso de emergência durante um vôo não é a melhor medida de segurança. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) o uso de paraquedas requer treinamento especializado e não é possível oferecer instruções antes de cada vôo.
Além disso, a diferença de pressão que aconteceria ao abrir a porta da aeronave poderia prejudicar a estrutura do avião e ser extremamente perigosa para a segurança dos passageiros. Outro problema é a altitude em que os aviões realizam sua viagem, o que faz com que as temperaturas sejam muito baixas. Assim, a exposição ao ambiente sem proteção adequada poderia levar a pessoa a morte!
Por fim, o peso adicional dos paraquedas aumentaria consideravelmente a massa transportada pelo avião, o que impactaria no consumo de combustível e na eficiência do voo. Cada paraquedas costuma ter de 7 a 18kg.
Viagens costumam ser muito seguras
O avião é o meio de transporte mais seguro do mundo, e acidentes áereos são bem raros de acontecer. Então o ideal é não se preocupar excessivamente com a possibilidade de acontecerem tragédias! Tente manter a calma e sempre seguir as orientações do piloto e dos comissários de bordo, pois eles estão preparados para lidar com várias situações que poderiam ocorrer.
Seja durante um vôo tranquilo ou durante uma emergência, o melhor a se fazer é ouvir atentamente a tripulação! Você pode também conferir dicas para sobreviver à uma queda de avião e se preparar ainda mais.