Descubra a resposta dessa pergunta importante para os amantes de vinho.
A presença de um "buraco" no fundo das garrafas de vinho é uma característica intrigante que desperta curiosidade entre os apreciadores da bebida. Muitos se questionam sobre o propósito desse elemento, que parece ser uma peculiaridade desnecessária à primeira vista. No entanto, essa cavidade tem uma história rica e uma função específica na fabricação e armazenamento do vinho. Explorar o motivo por trás desse detalhe peculiar nos leva a uma jornada fascinante pela história do processo de produção de garrafas e pelas práticas de envelhecimento do vinho ao longo dos séculos.
Leia também: 8 usos inteligentes para sobras de vinho.
Por que as garrafas de vinho têm um "buraco" no fundo?
Os entusiastas do vinho provavelmente já se questionaram sobre a utilidade da cavidade no fundo das garrafas ou ouviram histórias sobre sua origem ou necessidade. Mas qual é o propósito prático desse formato côncavo? Marcel Forte, um dos sócios do bar de vinhos Clementina, em São Paulo, e Bautista Casafús, sommelier do restaurante Arturito, estão aqui para esclarecer todas as dúvidas.
Ele traz algum benefício para o vinho?
Forte esclarece que o formato da garrafa não afeta a qualidade do vinho e é mais frequentemente usado como uma estratégia de marketing. "O mito é que 'quanto maior o buraco, melhor o vinho', mas nem sempre é o caso, embora alguns produtores optem por garrafas com esse formato para seus melhores vinhos".
O sommelier do Arturito concorda, acrescentando: "É principalmente uma questão de marketing. As pessoas geralmente associam vinhos em garrafas sem cavidade a uma qualidade inferior, mas grandes rieslings alemães, por exemplo, geralmente não têm essa característica. Além disso, entende-se que essa cavidade pode ajudar a acumular sedimentos em vinhos envelhecidos ou não filtrados, que frequentemente contêm mais matéria sólida, facilitando o serviço sem incorporá-los ao vinho".
Formato das garrafas
A origem da cavidade nas garrafas de vinho remonta aos tempos antigos, quando os artesãos moldavam o vidro quente soprando-o. "Historicamente, o 'buraco' ou 'punt' está relacionado com as técnicas de sopro, que não eram muito precisas na época. Assim, essa parte era puxada para cima para garantir que a base da garrafa fosse nivelada", explica Casafús.
E a cor da garrafa? Para que serve?
Além do formato do fundo da garrafa, outra questão que frequentemente suscita dúvidas é a cor do vidro, que desempenha um papel importante na proteção do vinho contra a luz, sem comprometer sua qualidade. "Vinhos brancos destinados ao consumo imediato são geralmente embalados em garrafas de vidro transparente, pois não são projetados para envelhecer, mas sim para serem consumidos dentro de dois anos. Por outro lado, vinhos com potencial de envelhecimento são frequentemente engarrafados em vidro escuro para proporcionar uma camada adicional de proteção à garrafa", explica.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!