Data é uma homenagem ao padroeiro da cidade, São Sebastião.
O dia 20 de janeiro é feriado no Rio de Janeiro, pois este é o dia do santo padroeiro da cidade, São Sebastião. Assim, é comum que as pessoas organizem procissões e festas para homenagear e celebrar o santo.
São Sebastião é também o protetor de outras cidades, e é tido como protetor da humanidade contra a fome, guerras e epidemias. Conheça mais sobre a história desse santo.
Você também pode gostar:
São Sebastião é padroeiro de várias cidades brasileiras
Além do Rio de Janeiro, São Sebastião é também padroeiro de Ribeirão Preto, São Sebastião, Porto Ferreira, Valinhos, Suzano e Presidente Prudente no estado de São Paulo. Em Minas Gerais, o santo é padroeiro de Brumadinho e Capitólio. Ele é também o protetor de Una e Ibotirama, na Bahia.
Vale ressaltar que o dia de São Sebastião não é feriado nacional, apenas essas cidades terão folga nos municípios que tem o santo como padroeiro. Os próximos feriados nacionais acontecem em abril, confira a lista oficial do governo nesta matéria.
Saiba mais sobre São Sebastião
São Sebastião foi soldado do Império Romano, em Milão no século III. O imperador da época perseguia os cristãos, portanto, ele pregava sua fé de forma discreta, chegando a converter companheiros do exército e o governador de Roma. Entretanto, suas atitudes foram denunciadas e quando o imperador descobriu que São Sebastião não seguia as regras e protegias os cristãos, o líder condenou o soldado à morte. Dessa forma, São Sebastião foi amarrado em uma árvore e morto com flechadas em uma praça pública.
No dia 20 de janeiro de 1567 os portugueses expulsaram os francese que dominavam o Rio de Janeiro, foi então que São Sebastião virou padroeiro da cidade.