A entrada para o local se perdeu, e estaria selada desde o século XVI.
Carol Peres | 15 de Outubro de 2024 às 15:00
No dia 12 de maio de 2023 um grupo de pesquisadores apresentou os resultados de um projeto desenvolvido na região de Mitla, parte do estado de Oaxaca no México. O trabalho em questão descobriu a existência de passagens construídas sob a Catholic Church of San Pablo.
O estudo promete ajudar a reescrever a história de Mitla e seu desenvolvimento como um sítio arqueológico.
Você também pode gostar:
A pesquisa, chamada de Projeto Lyoba, foi feita através da união entre o Instituto Nacional de História e Antropologia do México (INAH), a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e a Associação dePesquisa e Exploração Arqueológica (Archaeology Research and Exploration, The ARX Project).
Assim, os pesquisadores usaram três métodos geofísicos diferentes para escanear o local, incluindo Radar de Penetração no Solo, Tomografia de Resistividade Elétrica e Tomografia de Ruído Sísmico, de forma a conseguir imagens que representam o que está abaixo do solo daquela região.
Com as imagens obtidas pelos métodos citados anteriormente, os estudiosos confirmaram a existência de túneis e câmaras abaixo da Igreja. De acordo com documentos coloniais e a tradição local, essas construções seriam a entrada do Templo de Lyobaa, construído pela população zapoteca. Somente anos depois do lugar ser abandonado é que os espanhóis teriam feito a Igreja.
Além disso, a pesquisa identificou a existência de uma grande cavidade localizada logo abaixo do altar principal e dois corredores orientados no sentido leste-oeste, que entram na cavidade principal pelo leste, a uma profundidade entre 5 e 8 metros.
Uma dessas cavernas de Mitla era considerada uma passagem para o submundo pelos povos zapotecas. Essa passagem, conhecida como Lyobaa, funcionava como um lugar para oferecer sacrifícios aos deuses do submundo, mas a entrada original do lugar foi perdida. Assim, os resultados do projeto sugerem que a cavidade encontrada abaixo do altar seria a passagem para Lyobaa, que permaneceu selada desde o século XVI.
Ainda na mesma nota divulgada à imprensa, a equipe expressou o plano de dar continuidade às pesquisas e o desejo de conseguir imagens de maior qualidade. Confira mais detalhes do Projeto Lyobaa.
Leia também: Quem é o vencedor do Nobel da Paz 2024?
O que significa o alerta de tempestade solar feito pelos EUA
Furacão Milton foi fabricado? Saiba a verdade por trás de teoria da conspiração
Qual a diferença entre habilitação ACC e CNH?
Chuva no Saara forma lagoas; entenda fenômeno e veja imagens
Furacão de categoria 6? Entenda possível mudança na classificação
Matusalém? Entenda caso de idoso de 188 anos supostamente resgatado em caverna na Índia