A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) identificou teores elevados de álcool em algumas das marcas de pão mais consumidas no Brasil. Em três delas, o nível foi tão alto que o consumidor corre o risco de ser reprovado no bafômetro ao consumir apenas duas fatias.
As análises envolveram 10 das marcas líderes de vendas no segmento. Seis delas – Visconti, Bauducco, Wickbold 5 Zeros, Wickbold Sem Glúten, Wickbold Leve e Panco – apresentaram um teor de álcool tão alto que passaram do limite estabelecido de 0,5% para ser considerada não alcoólica. Entenda melhor o que aconteceu.
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Entenda o estudo
A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), parte do grupo Euroconsumers, conduziu a pesquisa "Tem álcool no seu pão de forma?" para alertar sobre os riscos à saúde humana, especialmente para crianças, lactantes e gestantes, devido à exposição ao álcool em pães.
O estudo analisou as dez marcas mais vendidas no Brasil: Visconti, Bauducco, Wickbold 5 Zeros, Wickbold Sem Glúten, Wickbold Leve, Panco, Seven Boys, Wickbold, Plusvita e Pullman. Seis marcas apresentaram níveis de álcool acima do esperado, enquanto apenas Plusvita e Pullman passaram em todos os testes.
As fabricantes afirmam seguir protocolos de segurança e qualidade, destacando que não foram notificadas sobre o estudo nem tiveram acesso à metodologia, o que impede comentários específicos sobre os resultados.
Quais as marcas de pão de forma que podem reprovar no bafômetro?
Três marcas de pão de forma — Bauducco, Visconti e Wickbold 5 Zeros — foram identificadas com concentrações de álcool que poderiam levar motoristas a reprovar no teste do bafômetro, de acordo com a Proteste.
Segundo a associação, duas fatias desses pães contêm mais de 0,44g de álcool, o que, segundo estimativas baseadas nas regras do Detran, poderia infringir as leis de trânsito. Henrique Lian, diretor executivo da Proteste, enfatizou a importância da transparência com os consumidores, destacando que muitos evitariam esses produtos se conhecessem os resultados dos testes realizados em laboratórios credenciados. A campanha "Se tem Álcool, todo mundo tem direito de saber" foi lançada para promover essa transparência.
Fontes: O Globo e UOL.
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