Os animais também trocam presentes; entenda

Alguns animais possuem o hábito de presentear, seja para agradar, para nutrir e até mesmo para tentar acasalar.

Thyago Soares | 28 de Dezembro de 2024 às 09:00

Os gatos são alguns dos animais conhecidos por dar presentes para seus tutores. - Prystai / iStock

Você sabia que trocar presentes não é uma característica apenas dos humanos? Por mais curiosos que pareça, os animais também compartilham esse hábito. Trocar presentes em ocasiões especiais, como o Natal, é algo muito corriqueiro para nós, contudo, algumas espécies de animais compartilham esse hábito.

Quando falamos da troca de presentes entre animais, frequentemente estamos falando de presentes cujo valor é nutricional. Ou seja, um animal deseja ver o outro bem nutrido e por isso acaba presenteando com alguma caça ou algo com o qual o outro possa se alimentar e garantir uma boa nutrição.

Também há aqueles animais que gostam de presentear para demonstrar afeto, como é o caso de gatos, que frequentemente surpreendem os seus donos com presentes inusitados. golfinhos e corvos também demonstram a característica de presentear para agradar.

Algumas espécies de animais também usam o ato de presentear como uma forma de dote nupcial. Machos frequentemente agradam as fêmeas com as quais pretendem acasalar com presentes, como é o caso dos caracóis, minhocas, lulas e aranhas.

Em 2022, por exemplo, pesquisadores chineses encontraram um exemplar de âmbar de cerca de 99 milhões de anos e dentro da resina fossilizada, era possível encontrar diversas moscas macho carregando dotes nupciais cercados de muco, que é o que a espécie usa para presentear as fêmeas a fim de tentar acasalar.

Inclusive, especialistas em ecologia apontam que entre as aranhas, não é incomum que os machos tentem trapacear no presente nupcial a fim de dar aquela economizada. "Você tem machos tentando trapacear. Eles podem embrulhar uma perna velha e seca de um grilo ou algo assim", explicou à imprensa em tom jocoso Darryl Gwynne, ecologista comportamental da Universidade de Toronto, no Canadá.

O profissional explica que embora inicialmente o ‘presente de grego’ dado pelo macho possa o beneficiar perante a sua pretendente, muitas vezes as fêmeas descobrem que o dote dado era falso e acabam rejeitando o parceiro. No caso de algumas aranhas, isso pode chegar até mesmo a custar a vida do macho, elucidou.

Presentes curiosidades hábitos animais mundo animal

Leia também

5 cores de esmalte perfeitos para o início do ano

7 ideias de unhas decoradas com laços para usar no Natal

Vitória Strada revela diagnóstico preocupante: 4 sinais que você não pode ignorar na tireoide