Será que você precisa se preocupar? Saiba do que se trata o alerta e acabe com as dúvidas.
Além das consequências da passagem do Furacão Milton pelo estado da Flórida, os Estados Unidos identificaram mais um fenômeno climático. Desta vez, autoridades americanas emitiram um alerta para tempestade solar.
Portanto, confira as informações sobre o fenômeno que foi observado pelos Estados Unidos, entenda o que é uma tempestade solar e quais seus efeitos no planeta.
Você também pode gostar:
Entenda o que aconteceu
De acordo com o jornal The New York Times, partículas que vieram do Sol colidiram com a Terra durante a manhã de quinta-feira. O Centro de Previsão de Clima Espacial, parte do Departamento de Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, do inglês National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) informou que partículas solares foram ejetadas e chegaram na Terra.
O Centro também avisou que as partículas em questão podem gerar tempestades geomagnéticas, capazes de danificar satélites, sinais de GPS e provocar blackouts. Outra possível consequencia é a criação de auroras boreais próximas à Linha do Equador.
O que são tempestades solares?
Dessa forma, tempestades solares são fenômenos caracterizados pela grande emissão de partículas carregadas de radiação eletromagnética devido à alta atividade do Sol e que interagem com o campo magnético da Terra, segundo o National Geographic.
Assim, as consequências mais comuns são as que foram citadas anteriormente, comunicações e redes de energia são afetadas e as tempestades causam também auroras boreais. Além disso, o fenômeno pode causar luzes no céu. De qualquer forma, vale acompanhar as notícias para ficar por dentro no caso das partículas de radiação terem impactos nos satélites e sinais.
Não deixe de conferir também: Furacão de categoria 6? Entenda possível mudança na classificação