O ator Júlio Rocha passou por um baita susto e deixou os seus seguidores chocados nas redes sociais ao compartilhar que encontrou uma cobra na cama dos seus filhos e registrou o momento. Nas publicações, Júlio demonstra o quão assustado e preocupado estava se sentindo ao encontrar a cobra se movimentando no espaço onde os seus filhos dormem.
O ator conseguiu fazer a retirada da cobra da cama de seus filhos com o auxílio de uma pinça de brinquedo, contudo, demonstrou preocupação para não ferir o animal e também não se machucar no processo.
Julio mora em um condomínio no interior de São Paulo e revelou que essa é a quinta vez que um réptil aparece em sua casa. "É a quinta vez que aparece cobra por aqui, mas a primeira vez dentro de casa. O que fazemos?"
O que fazer se uma cobra entrar na sua casa?
O número de acidentes com cobras é bem mais alto do que se imagina. De acordo com a OMS, 4,5 e 5,4 milhões de pessoas sofrem anualmente acidentes com serpentes. Desse total, cerca de 81 mil a 138 mil pessoas perdem a vida, e aproximadamente 400 mil ficam com sequelas permanentes ou desfigurações.
Por isso, é essencial saber o que fazer caso você venha a se deparar com uma cobra em casa a fim de evitar danos a sua integridade física, mas também a saúde do animal. Em casos assim, a orientação principal é evitar qualquer tentativa de manipulação do animal.
Giuseppe Puorto, diretor do Centro de Desenvolvimento Cultural do Instituto Butantan, declarou à revista Ana Maria que a primeira medida a se fazer quando você encontrar uma serpente em casa é sair do local e se manter longe do réptil. O especialista aponta que buscar ajuda de profissionais é imprescindível, seja do corpo de bombeiros da sua cidade ou do próprio Butantã, para quem mora em São Paulo.
“Se aparecer alguma serpente na sua casa, na sua área de trabalho, não importa se é perigosa ou não, procure socorro com pessoas que saibam lidar com animais. Chame o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil ou o Controle de Zoonoses do seu município, porque dessa forma você não corre o risco de tentar mexer com ela e se acidentar”, orientou.