Saiba tudo sobre a TV 3.0, sistema que deve revolucionar a TV brasilçeira, e entenda porque ela é melhor e se difere da TV digital atual
Thyago Soares | 29 de Agosto de 2025 às 15:00
O Brasil se prepara para uma nova experiência quando o assunto é sinal de televisão! Com a chegada da TV 3.0, anunciada pelo governo como a próxima grande revolução na forma de assistir televisão, a população deve receber imagens ainda melhores, som imersivo e muito mais. Fique conosco para entender o que muda em relação à TV digital usada nos dias de hoje.
A TV 3.0 se trata de uma atualização do atual sistema de transmissão digital adotado no Brasil desde 2007. Se a troca do sinal analógico para o digital trouxe melhorias de imagem e som, a nova tecnologia se propõe a ir além! Ela utiliza padrões mais modernos de compressão e transmissão, permitindo qualidade 4K e até 8K, além de som com tecnologia imersiva, semelhante ao que já se encontra em plataformas de streaming, segundo matéria da Agência Brasil.
Outro diferencial é a interatividade, uma vez que com a TV 3.0, o espectador poderá ter acesso a recursos extras, como votar em programas ao vivo, acessar informações adicionais sobre o conteúdo exibido e até comprar produtos diretamente pela tela. Saiba tudo sobre esse sistema lendo a nossa matéria completa!
Enquanto a TV digital atual já garante uma boa qualidade de imagem em alta definição (HD e Full HD), a TV 3.0 eleva a experiência para um patamar muito mais avançado. Entre as mudanças, destacam-se:
A definição será muito superior à atual, trazendo mais detalhes, cores vivas e contraste, ideal para televisores modernos.
Enquanto o sistema atual trabalha com áudio estéreo ou surround simples, a TV 3.0 chega com suporte a formatos que criam sensação de profundidade, como se o espectador estivesse dentro da cena.
A TV deixa de ser apenas um meio de transmissão passiva e passa a oferecer interação em tempo real com o conteúdo. Isso aproxima a experiência da televisão da internet.
Com recursos de conectividade, os canais poderão oferecer recomendações baseadas nos hábitos de cada telespectador, assim como já acontece nas plataformas de streaming.
A tecnologia deve garantir estabilidade mesmo em áreas mais afastadas, reduzindo falhas de imagem e som.
Saiba quais são os carros com menor IPVA do Brasil e quais modelos são os melhores
Por que sentimos vergonha alheia? Veja o que diz a Ciência sobre esse desconforto
Coisas que todo brasileiro com mais de 30 viveu e hoje viraram meme
4 curiosidades sobre a Quina de São João que você vai gostar de saber