O princípio seria uma forma de justificar e validar o motivo de alguns homens não fazerem sucesso entre as mulheres.
A trama complexa e intrigante de investigação tornou a minissérie 'Adolescência' da Netflix um verdadeiro sucesso de crítica e audiência. O mistério do assassinato de uma aluna e a possível relação de um menino de 13 anos com o crime provocaram debates sobre os personagens, mas não limitaram-se à ficção.
As questões sociais são importantes para o desenrolar da trama e tornou-se motivo de discussões nas redes sociais. Um conceito da série que repercutiu foi a teoria 80/20, cujo significado é desconhecido para parte do público e até por personagens na obra.
Essa teoria faz parte do discurso de homens caracterizados como 'incels', e explicaria porque eles são insatisfeitos com suas relações afetivas e sexuais.
Você também pode se interessar:
O que é a teoria 80/20 apresentada em 'Adolescência'?
Segundo o Uol, a teoria na verdade tem origem na economia, e descreve um padrão observado no século 19 de que 20% dos italianos detinham 80% das riquezas. A partir desse princípio, os homens que atribuem a culpa de sua insatisfação amorosa às mulheres, os chamados 'incels', passaram a afirmar que 80% das mulheres se sentem atraídas por apenas 20% dos homens. O conceito está muito presente em fóruns online e redes sociais.
Logo, eles não fariam parte desse grupo e não teriam chances de ser escolhidos por uma mulher, o que desperta sentimentos como raiva e inveja. Ainda seguindo essa linha de pensamento, a BBC News Brasil observou que mulheres atraentes costumam ser chamadas de 'Staceys', e os homens escolhidos por elas são os 'Chads'.
O Uol menciona também que a teoria é uma forma de jovens validarem sua baixa autoestima, evidenciando um problema complexo que precisa de atenção.
'Adolescência' está sendo muito elogiada por sua excelência narrativa e técnica, mas também por abordar um assunto atual e incentivar os pais a conversarem com seus filhos. Hannah Walters, produtora executiva da série, contou à BBC que recebeu várias mensagens de agradecimento pois a obra os alertou sobre a necessidade de falar sobre o uso das redes sociais e outros temas explorados na trama.