O COI já confirmou a presença de novos esportes nas Olimpíadas, conheça as novas modalidades e prepare-se para torcer!
Não dá para negar que cada edição das Olimpíadas é única, proporcionando momentos históricos e emocionantes. Mas você sabia que existe uma tradição que torna tudo ainda mais especial? Os países que sediam o evento podem sugerir a adição de novas modalidades ao programa olímpico.
As mudanças que aconteceram em Tóquio foram positivas para o Brasil, que conquistou três medalhas no skate, e hoje é também o país com mais medalhas no surfe, tendo conquistado o ouro em 2021 e as medalhas de prata e bronze este ano. Mas, será que podemos esperar o mesmo bom desempenho dos novos esportes que serão incluídos nos próximos Jogo Olímpicos? Ao todo, o Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou cinco novas modalidades, descubra quais são elas!
Você pode se interessar por:
Mudanças nas modalidades das Olimpíadas de Los Angeles
As novidades serão o críquete, o lacrosse, o flag football, o squash e beisebol/softball. E o último item da lista ainda está sendo discutido.
1. Críquete
O críquete, ou cricket, é um esporte de origem inglesa disputado em equipe em que dois times de onze jogadores precisam usar um bastão para rebater uma bola dura. O objetivo do jogo é marcar mais corridas que o adversário, o que acontece quando se acerta a bola lançada. Caso a bola acerte o wicket e derrube as travessas, o jogador é eliminado.
2. Lacrosse
Os Jogos Olímpicos de 2028 não serão a primeira vez do Lacrosse na maior competição esportiva do planeta, pois ele já esteve no programa olímpico em 1904 e 1098. Trata-se de um esporte de equipe em que os atletas marcam pontos ao arremesar uma bola de borracha no gol do adversário. Somente os goleiros podem tocar a bola com as mãos, os outros jogadores usam um taco com uma rede na ponta.
3. Flag football
Fazendo sua estreia nas Olimpíadas em 2028, o flag football é uma variante do futebol americano. A finalidade do esporte é avançar pelo campo até a zona final defensiva do outro time, através de uma série de jogadas ofensivas.
4. Squash
Já o squash é derivado do tênis, e é disputado por duas pessoas em uma quadra retangular que é cercada por quatro paredes. Nesta modalidade, os competidores usam raquetes para acertar uma bola de borracha e marcar pontos.
5. Beisebol/softbol
Por fim, a última adição é o beisebol/softbol. O beisebol só pode ser disputado por homens, enquanto o softbol só pode ser disputado por mulheres. Há também algumas variações nas regras, como na duração e nos arremessos, mas o objetivo é sempre o mesmo: as duas equipes de nove jogadores acertam a bola e atravessam uma sequência de bases para chegar ao home plate, de forma a marcar o maior número de corridas.
6. Boxe
Já um dos esportes mais tradicionais dos Jogos Olímpicos ainda não está com sua presença confirmada na próxima edição. Conflitos entre o COI e a Associação Internacional de Boxe (AIB) estão impedindo a garantia da modalidade em 2028, mas essa situação ainda pode ser revertida. Vale lembrar que pentlato moderno e levantamento de peso, que estavam fora do programa inicial que tinha sido anunciado, hoje constam no site oficial das Olimpíadas, então ainda é possível que a luta esteja presente na competição.
Os Jogos de Paris trouxeram algumas mudanças em sua forma de ser realizada, e é provável que mais alterações ocorram para a próxima edição, portanto vale a pena ficar ligado nas notícias! E confira também porque duas nadadoras foram expulsas da competição.
Fontes: CNN Brasil, Olympics, Globo Esporte, Lance, e Agência Brasil