A Nasa conseguiu registrar foto inédita da superfície de Marte e surpreendeu comunidade científica.
A agência espacial americana revelou uma imagem inédita da superfície de Marte, capturada pela sonda Perseverance, durante sua missão na cratera Jezero Crater, uma depressão de 45 km de diâmetro que, há bilhões de anos, abrigou um lago.
O motivo da imagem ser tão importante
A nova imagem mostra a paisagem marciana com nitidez impressionante, incluindo relevos, texturas do solo, fragmentos de rocha e traços de sedimentos aparecem com detalhes nunca antes vistos.
Segundo a NASA, o registro faz parte de um conjunto mais amplo de fotografias que permitirá aos cientistas estudar a geologia local e reconstruir como era o ambiente naquela região durante o tempo em que o lago existia, bem como mapear possíveis locais para estudos futuros.
Embora a imagem seja tecnicamente bela e com grande valor científico, os responsáveis pela missão afirmam que ainda não há “descobertas inéditas” a serem anunciadas, a principal função, por ora, é entender em detalhes o passado de Marte. Veja o registro:
Imagem permitirá que a Nasa desvende mistérios de Marte. - Reprodução / Nasa
É provável que novas imagens sejam divulgadas nas próximas semanas, ampliando o catálogo de registros detalhados produzidos pelo Perseverance.
Quer continuar explorando o universo sem sair de casa? A revista Seleções traz, edição após edição, reportagens recheadas de informações. Assine a versão impressa e receba em casa matérias de qualidade.