Assim como algas e plantas, alguns animais possuem a capacidade de realizar o processo de fotossíntese
A fotossíntese, um processo vital para a produção de oxigênio e para a sobrevivência da maioria dos organismos no planeta, é geralmente associada às plantas e algas. No entanto, existem animais que também têm a capacidade de realizar esse processo?.Esses seres vivos não apenas se alimentam como os outros animais, mas também utilizam a luz solar para sintetizar sua própria energia.
"Obviamente todo mundo associa a fotossíntese a plantas ou algas, mas encontrar animais que direta ou indiretamente se beneficiam da fotossíntese é algo surpreendente.", explica o professor Jordi Paps, da Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Bristol, na Inglaterra, à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC.
1. Lesma-do-mar
"Ela faz parte de um grupo específico de lesmas-do-mar especializadas em roubar coisas de outros organismos", explica Paps.
Ela consegue sobreviver por meses "nutrindo-se" da luz solar, funcionando de maneira semelhante a uma planta. A Elysia faz parte de um grupo de moluscos gastrópodes, que inclui também caracóis e lesmas comuns de jardim.
Semelhante a outros membros dessa classe, ela "rouba" cloroplastos das algas que consome e os integra em suas células digestivas.
"Elas têm uma parte especial da célula onde armazenam esses cloroplastos, e como os cloroplastos não têm ideia de onde estão, são organelas e não pensam, continuam a fazer fotossíntese", explica o pesquisador. "Para a Elysia é estratégico: em vez de ter que ir buscar sempre a minha comida, tenho parte da minha comida internamente, que me fornece energia e matéria quando preciso", diz Paps.
2. Corais
"As algas vivem dentro dos corais, e os corais oferecem proteção às algas de predadores e mudanças ambientais, e as algas produzem alimento para os corais, assim como os cloroplastos fazem com as lebres-do-mar", explica o professor.
Foi identificado que cada pólipo de coral hospeda uma espécie de alga, e essas algas fornecem energia ao coral através da fotossíntese, além de contribuírem para o processo de calcificação."Por alguma razão, quando as condições ficam hostis, as algas vão embora, abandonam o coral, e os corais morrem", explica o pesquisador.
3. Salamandra Manchada
Esta salamandra, um anfíbio da família Ambystomatidae, também estabelece uma relação simbiótica com algas.
Nesse caso, são os embriões da salamandra que se beneficiam da fotossíntese. Pesquisas indicam que as algas vivem dentro dos ovos dos embriões, funcionando como fontes de energia internas que fornecem alimento para as salamandras.
A alga entra no ovo, onde o embrião libera os nutrientes que a alga consome. Em troca, a alga realiza a fotossíntese e libera oxigênio, que é absorvido pelo embrião. Estudos demonstram que embriões com uma grande quantidade de algas têm uma maior chance de sobrevivência e se desenvolvem mais rapidamente do que aqueles com poucas ou sem algas.
"Assim, a salamandra é o único exemplo de vertebrado que faz simbiose. Isso se chama endossimbiose (simbiose interna), uma vez que as algas estão dentro do corpo do animal.", reforça o profissional.