Entenda o caso da mulher que causou prejuízo milionário ao jogar R$4,1 bilhões no lixo.
Muita gente joga dinheiro fora, mas já imaginou se desfazer de 4,1 bilhões? Isso foi o que aconteceu com uma mulher em Gales, no Reino Unido. Halfina Eddy-Evans foi apontada pelo ex-namorado James Howells como a causadora do prejuízo multimilionário.
Segundo o Daily Mail, tudo ocorreu após a moça se desfazer do lixo do namorado a pedido do próprio quando, por engano, jogou fora um objeto que escondia algo extremamente valioso: um HD externo, um daqueles apetrechos para armazenamento de arquivos virtuais. De acordo com James, no HD estavam salvas as chaves de acesso dos seus bitcoins – uma criptomoeda de alto valor atualmente.
"A parte do computador tinha sido descartada em um saco preto junto com outros pertences indesejados e ele me implorou para levá-la embora, dizendo 'Há um saco de lixo aqui para ser levado para o lixão”, declarou a jovem. "Eu não tinha ideia do que havia nele, mas relutantemente o deixei no lixão local no caminho para casa depois de ir à escola. Eu pensei que ele deveria estar fazendo suas tarefas, não eu, mas fiz isso para ajudar. Perder não foi minha culpa", explicou.
O que aconteceu com o minerador de bitcoin?
Minerar bitcoin é o processo de usar computadores potentes para validar transações na blockchain, garantindo a segurança do sistema. Como recompensa, os mineradores recebem novos bitcoins e taxas de transação. James era um ‘minerador’ de bitcoins muito ativo, que chegou a acumular um patrimônio avaliado em mais de 500 milhões de libras.
Após o descarte acidental do disco rígido que continha o acesso aos bitcoins, o homem decidiu entrar com um processo para reaver o acesso à sua fortuna, mas sem sucesso. Eventualmente, Halfina e James se separaram, contudo, a mulher diz que espera que o homem recupere o acesso ao seu dinheiro.
"Espero que ele encontre, não que eu queira um centavo do dinheiro dele, mas isso vai calá-lo”, comentou a moça. Em entrevista à revista Fortune, James declarou que caso consiga reaver o acesso a sua fortuna digital, doará 10% do valor ao estado.
"O tesouro está se tornando cada vez mais valioso a cada dia, e isso não vai parar. Este problema nunca vai acabar. Esta sempre será uma caça ao tesouro", compartilhou.