Saiba o que os especialistas esperam para a primavera, que começa no próximo fim de semana.
As últimas semanas de inverno foram marcadas por uma série de questões climáticas um pouco chamativas. Enquanto alguns locais precisaram lidar com o fenômeno de chuva preta, outros tiveram alerta vermelho para onda de calor.
Mas será que a previsão do tempo muda com a chegada da primavera? Confira o que dizem os especialistas sobre o clima na próxima estação.
Você também pode gostar:
Quais as previsões para a primavera de 2024
A primavera começa no próximo domingo (22) e vai até o dia 21 de dezembro, e imediatamente deve representar um aumento considerável na umidade do ar. No entanto, terá também um notável fenômeno que deve mudar o tempo durante a temporada de 2024.
Normalmente, a estação de antes do verão costuma trazer um aumento gradual das temperaturas e das chuvas. No entanto, os meteorologistas prevêem que o fenômeno La Niña comece durante a primavera, com 60% de chance de iniciar ainda em outubro.
O fenômeno La Niña consiste no resfriamento das camadas mais superficiais do Oceano Pacífico, na região próxima ao Peru e ao Equador. Assim, a região Sul deve enfrentar dias frios e secos, especialmente em áreas mais altas, em contrapartida, o leste do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro passam por períodos mais amenos.
Pancadas de chuva são esperadas para a tarde e noite, sendo mais notáveis nas regiões Norte e Nordeste, segundo o Climatempo. Vale ressaltar, no entanto, que os efeitos da La Niña devem se tornar mais perceptíveis em dezembro.
Por fim, lembre-se de acompanhar o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) pois eles emitem alertas sobre mudanças climáticas, fornecem mais detalhes sobre a previsão do tempo e dão as orientações adequadas para cada situação.
Confira também: Crocribe': Garoto lança caixa de bombom somente com Caribe e Crocante e divide opiniões