Em 2025, outro curso da área da saúde superou medicina no quesito maior concorrência, causando espanto nos jovens
Quando se fala em cursos mais disputados no Brasil, Medicina costuma ser o primeiro nome que vem à mente. No entanto, os dados do Sisu 2025 surpreenderam ao revelar que essa graduação não está mais no topo da lista.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) selecionou 254.899 estudantes na chamada regular do programa, que é a principal porta de entrada para o ensino superior público no Brasil. No total, foram disponibilizados 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de diferentes regiões do país. No entanto, contrariando as expectativas, o curso mais disputado não foi Medicina.
O curso de Biomedicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR) liderou a lista dos mais disputados do Sisu deste ano, registrando uma concorrência de 261,33 candidatos por vaga. No total, 1.568 estudantes se inscreveram para apenas 6 vagas disponíveis.
Confira abaixo o top 10 dos cursos mais concorridos no Sisu em 2025
1. Biomedicina - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
2. Medicina - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
3. Medicina - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
4. Pedagogia - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
5. Análise e desenvolvimento de sistemas (Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
6. Fisioterapia - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
7. Biomedicina - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
8. Engenharia de Software - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
9. Medicina - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
10. Medicina - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
É importante destacar que a maior concorrência não significa, necessariamente, que o curso seja o mais difícil de ingressar. Isso ocorre porque a nota de corte de uma graduação com menos inscritos pode ser mais alta do que a de outra com maior número de candidatos.
Um exemplo disso é Medicina na UEM, que ficou em segundo lugar na lista. Apesar de ter uma relação candidato/vaga menor do que Biomedicina na UFPR, sua nota de corte é 40 pontos superior.