Bia Ferreira e Beatriz Souza já tem suas medalhas garantidas antes da disputa final, mas por que isso é permitido?
A segunda semana dos Jogos Olímpicos de 2024 aproxima-se do fim com seis medalhas recebidas pelos representantes brasileiros. No entanto, outras duas atletas já garantiram seu lugar no pódio. São elas Bia Ferreira, do boxe, e Beatriz Souza, do judô. Mas para quem não conhece bem as modalidades, pode acontecer a dúvida de como é possível ter certeza da medalha antes da disputa final. Isso é compreensível, uma vez que esse ano há 45 modalidades nas Olimpíadas e não dá para conhecer o regulamento de todas elas!
Mas não se preocupe, nós te explicamos porque isso acontece.
Por que algumas medalhas são garantidas antes da final?
Bem, a resposta para essa dúvida é simples: alguns esportes distribuem quatro medalhas no total, sendo duas de bronze. Isso ocorre principalmente em lutas, como judô, taekwondo, karatê, boxe e luta livre, pois para a Federação Internacional de Boxe (FIB) não há muito tempo para os semifinalistas que foram derrotados se recuperarem antes de uma disputa pela medalha de bronze.
Assim, os atletas dessas modalidades já asseguram seu lugar no pódio ao chegar à semifinal. Os dois representantes que vencerem sua disputa na semifinal brigam pelo ouro, e os dois que perderem ficam com o bronze.
A pugilista Bia Ferreira venceu sua luta na última quarta feira, avançando para a próxima etapa, que acontece no próximo sábado (03). Já a judoca Beatriz Souza venceu a francesa Romane Dicko na semifinal e pode ser a primeira medalhista de ouro brasileira da edição!
Independente do lugar das atletas no pódio, tanto Beatriz Souza quanto Bia Ferreira já destacam-se como algumas das melhores lutadoras do mundo! Mas não deixe de torcer pelas brasileiras nas próximas disputas dos Jogos Olímpicos, e veja também cinco ideias de lanche para saborear enquanto torce pelo Brasil!
Fontes: Exame, Uol, ESPN, Valor Econômico e CNN Brasil.