Expedição do Schmidt Ocean Institute (SOI) revela mais de 100 novas espécies marinhas. Confira!
No vasto e misterioso mundo submarino do Chile, uma recente expedição científica liderada pelo Schmidt Ocean Institute (SOI) revelou uma descoberta surpreendente: mais de 100 novas espécies marinhas. Para captar as imagens das espécies, a equipe de pesquisadores usou um robô capaz de mergulhar até profundidades de 4,5 km. SuBastain é o nome do veículo operado remotamente.
Além das novas espécies, montanhas subaquáticas, algumas ultrapassando em quatro vezes o tamanho do Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, foram encontradas.
Leia também: Panda-esqueleto-do-mar: conheça a nova espécie marinha descoberta
Entre as descobertas mais fascinantes estão um peixe ósseo vermelho do gênero Chaunax, que se infla como uma bexiga, e uma variedade de esponjas-do-mar, corais em espiral, salpas fluorescentes e crustáceos.
A identificação completa dessas novas espécies pode levar anos de estudo meticuloso, conforme explicou Jyotika Virmani, diretora-executiva do SOI. No entanto, o impacto imediato da descoberta já é evidente. Muitas das criaturas encontradas habitam em habitats vulneráveis, colocando-as em risco de extinção devido ao aumento das temperaturas do mar, pesca de arrasto e mineração em alto mar.
A expedição teve como ponto de partida os arredores da cidade de Valparaíso, no Chile, onde os cientistas mapearam aproximadamente 52,8 mil km² do Oceano Pacífico, descobrindo quatro montes submarinos anteriormente desconhecidos.
Durante a expedição, os cientistas também investigaram as áreas marinhas protegidas do Chile, incluindo os parques marinhos Juan Fernandez e Nazca-Desventuradas. O objetivo era reunir informações cruciais para sustentar a criação de uma área marinha protegida de escopo internacional em alto mar.
O trabalho da equipe não termina aqui
O Schmidt Ocean Institute planeja continuar suas explorações na região, com uma segunda expedição ao longo da cordilheira Salas y Gómez. Transmitindo mergulhos ao vivo no YouTube, eles esperam compartilhar suas descobertas com o mundo.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!