Entenda o que é a 'borboleta cósmica' e veja mais imagens deste fenômeno único registrado por laboratório no Chile.
Uma nova imagem do universo chamou a atenção da internet e impressionou devido ao seu formato curioso, que a rendeu um apelido pra lá de inusitado: ‘borboleta cósmica’. Esse registro foi possível graças a um telescópio chileno, o NOIRLab, ligado à International Gemini Observatory.
Saiba o que é esse fenômeno e veja a imagem
A chamada ‘borboleta cósmica’, na realidade, se trata de uma nebulosa. Chamada pelos cientistas de ‘Nebulosa da Borboleta’, ela conta uma estrela anã branca em seu centro, um corpo estelar antigo que, ao morrer, expeliu suas camadas externas de gás. Esse gás expelido formou as estruturas que se assemelham a asas, fervilhando e brilhando sob o calor extremo da estrela moribunda.
As “asas” da nebulosa exibem nuvens de gás ionizado, compostas de elementos como hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, que se irradiam em cores intensas, criando um espetáculo visual no cosmos. Esse brilho revela a complexidade e a dinâmica dos processos que ocorrem quando as estrelas morrem. Confira a imagem abaixo:
A estrela possui formato único - Reprodução / NSF NOIRLab via AP
Como mencionamos, a imagem foi obtida pelo telescópio Gemini South, instalado no Chile, e revela com detalhes impressionantes as asas luminosas da nebulosa. A formação fica a uma distância estimada entre 2.500 e 3.800 anos-luz da Terra, na constelação de Escorpião.
Quer acompanhar mais conteúdos instigantes? A revista Seleções traz, edição após edição, reportagens confiáveis para te manter informado. Assine a versão impressa e receba em casa matérias pensadas para ajudar você a cuidar do corpo e da mente com equilíbrio e informação.