Você não precisa sair de casa para justificar ausência nas eleições, mas tenha atenção ao prazo!
Neste domingo (06) acontece o primeiro turno das eleições para prefeito, vice-prefeito e vereador. Os eleitores terão de 8h da manhã até as 17h da tarde para escolher seus representantes, sendo uma obrigação de todos os cidadãos maiores de 18 anos.
No entanto, se por algum motivo você não pode comparecer ao seu local de votação, precisa justificar a ausência, e nós te explicamos como fazer isso logo a seguir.
Você também pode gostar:
Saiba como justificar a ausência
Os eleitores que não participarem das eleições podem justificar a ausência no dia ou após o turno. O prazo é de até 05 de dezembro de 2024 para o primeiro turno e até 07 de janeiro de 2025 para o segundo turno.
O procedimento está disponível no aplicativo do e-título, na aba de "Mais Opções". Depois de acessar essa área, você deve selecionar "Justificativa de Ausência" para fazer a solicitação online. Ou pode também ir no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na parte de Autoatendimento Eleitoral, em seguida clicar na aba de "Justificativa Eleitoral" que irá te redirecionar para o serviço. Você terá que preencer os dados com Título eleitoral, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e nome do pai.
Lembre-se que a ausência não justificada possui diversas consequências, como não poder emitir documentos como RG e passaporte, não poder receber salário ou proventos de função em emprego público, ficar impedido de prestar concurso público ou de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizada pelo governo.
O eleitor faltoso pode ainda ficar em débito com a Justiça Eleitoral e ter que pagar multa, então fique atento!
Leia também: Entenda por que um país inteiro proibiu protetor solar