Veja qual a melhor e a pior modalidade do Brasil e saiba quais as chances de medalhas
Carol Peres | 29 de Julho de 2024 às 12:36
O Brasil esteve presente em todas as edições das Olimpíadas desde 1920, com exceção de 1928, e é o país da América do Sul que mais conquistou medalhas, são 150 no total. Batendo recordes a cada competição, muitos atletas brasileiros têm alcançado feitos históricos nos últimos anos. Rayssa Leal, por exemplo, é a atleta mais jovem a chegar ao pódio em Olimpíadas diferentes.
Algumas modalidades são consideradas favoritas, outras surpreendem ao receberem prêmios mesmo não sendo visto como fortes, no fim o que vale é o desempenho ali na hora! Ficou curioso? Veja a melhor e a pior modalidade do esporte brasileiro.
Houve um esporte que teve a presença de brasileiros em todos os pódios desde 1984 e também a primeira medalha das Olimpíadas de Paris. A modalidade com melhor desempenho do Brasil é o judô, que chegou a 26 medalhas agora com a vitória de Willian Lima e Larissa Pimenta, que ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente em suas categorias.
A primeira medalha do judô brasileiro foi de bronze e veio em 1972 com Chiaki Ishii, depois em 1984 Douglas Vieira conseguiu o prata e Luís Onmura e Walter Carmona conquistaram o bronze. A primeira de ouro foi de Aurélio Miguel em 1988, seguida por Rogério Sampaio em 1992. Já em 1996, Aurélio Miguel ganhou mais uma medalha, desta vez de Bronze, e Henrique Guimarães também ficou em terceiro no pódio.
Tiago Camilo e Carlos Honorato conquistaram o prata em 2000. Em 2004 vieram mais duas medalhas de bronze, de Leandro Guilheiro e Flávio Canto. Tiago Camilo e Leandro Guilheiro retornaram ao pódio em 2008, e uniram-se a Ketleyn Quadros como medalhistas de bronze da edição.
Os Jogos Olímpicos de Londres 2012 foi a edição com melhor rendimento para os judocas brasileiros, foram três medalhas de bronze, de Felipe Kitaday, Mayra Aguiar e Rafael Silva, e uma de ouro para Sarah Menezes. A edição realizada no Rio de Janeiro, em 2016, trouxe o ouro de Rafaela Silva, e bronze de Mayra Aguiar e Rafael Silva. Mayra Aguiar conquistou a terceira medalha de bronze em Tóquio 2020, e Daniel Cargnin também ficou em terceiro no pódio.
Existem alguns esportes que nunca trouxeram medalhas para o Brasil, como ciclismo, handebol e canoagem slalom. Entretanto, houve uma modalidade que não conseguiu garantir a vaga nos Jogos Olímpicos de 2024. Esse é o caso do polo aquático, cuja seleção só esteve na competição por convite ou como país-sede, portanto só poderá tentar conquistar a primeira medalha nas próximas edições.
Ainda assim, esses números mudam com bastante rapidez, então vale ficar por dentro das atualizações e conferir o desempenho do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2024! Veja também quais medalhistas de Tóquio 2020 que estão fora da competição esse ano.
Fontes: Olympics, Globo Esporte, Lance e Band
5 atletas olímpicos que já fizeram filmes
5 Ideias de lanches para aproveitar enquanto assiste aos Jogos Olímpicos 2024
4 uniformes mais estilosos da abertura dos Jogos Olímpicos
O que é amigdalite? Infecção que tirou tenista número 1 das Olimpíadas
Entenda o que é hérnia de disco, lesão que tirou Darlan Romani das Olimpíadas
Veja todas as vagas do Brasil nos Jogos Olímpicos Paris 2024