Algumas palavras dão um nó na nossa cabeça! Mas fique tranquilo, estamos aqui para ajudar você!
Todo mundo já passou por aquele momento de dúvida na hora de escrever uma palavra que não conhece, além disso, ninguém quer passar vergonha em um grupo do WhatsApp ou naquele e-mail para o chefe, né? Por isso, vamos estudar mais sobre uma das dúvidas mais comuns da língua portuguesa, casos onde um mesmo som (fonema) pode ser representado por diferentes letras (grafemas). Como é o caso de "jeito" e "geito".
Vamos entender então quais foram os processos formadores dessas palavras e olhar umas diquinhas perfeitas para não esquecer nunca mais essas regrinhas!
Leia também: "Troféus" ou "Troféis": qual é o certo? Entenda a regra e não erre mais.
Qual é o certo: "jeito" ou "geito"?
Vamos direto ao ponto, porque nesse caso, só tem uma forma correta, a grafia da palavra é: jeito! Com "j" mesmo! Mas não fique triste porque o português tem uma cacacterística muito incomum em relação as outras línguas. Nós temos algo chamado não-biunivocidade, que é um fenômeno onde um som pode ser representado com mais de um grafema, no caso de hoje, <j> e <g>.
Então, quando estamos diante de uma palavra dessa, infelizmente temos que decorar quando usar o quê. Mas pode ficar tranquilo, porque isso vem com a prática, de acordo com o tempo e a quantidade de vezes que você escreve, a regrinha entra na cabeça.
Quando usamos "jeito"?
O substantivo masculino "jeito" se refere à maneira, habilidade, capacidade, disposição ou aparência de uma pessoa ou coisa. Além disso, pode significar uma solução ou arranjo, além de uma predisposição para algo. O termo pode ainda significar um gesto, boas maneiras, cautela ou a torção de um músculo ou tendão.
Exemplos de frases com "jeito"
Dê uma olhada nessas frases com a palavra "jeito" em diferentes posições sintáticas para aprender de uma vez por todas!
- Ela tem um jeito especial de lidar com crianças, sempre paciente e carinhosa.
- Encontramos um jeito de resolver o problema sem causar mais complicações.
- O jeito como ele fala revela sua confiança e determinação.
- Ele fez um esforço para melhorar seu jeito de se vestir para a entrevista de emprego.
- Durante o jogo, ele sentiu uma dor aguda devido a um jeito no tornozelo.
Fonte: PERINI, M. A. Gramática do português brasileiro São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!