Saiba o que os especialistas estão dizendo sobre a adoção da medida.
O horário de verão é um assunto que divide muitas pessoas. Enquanto alguns amam, outros detestam, e para a felicidade daqueles que pertencem ao segundo grupo, ele foi extinto no Brasil em 2019. Mas será que chegou o momento dos apreciadores ficarem satisfeitos?
Está em alta o debate sobre a retomada do horário de verão, então, saiba o que as autoridades dizem e se ele realmente vai voltar.
Você também pode gostar:
Retomada do horário de verão está sendo discutida
O horário de verão é uma prática que consiste em adiantar os relógios em uma hora para aproveitar a luz solar e reduzir o consumo de energia elétrica. Em 2019 ele parou de acontecer no Brasil, pois as autoridades alegaram que ele era pouco efetivo, porém o governo federal está avaliando a necessidade de retomá-lo.
A discussão acontece especialmente por conta do período de crise climática que o país vem enfrentando, com ar muito poluído, alerta vermelho em vários estados e até a formação de fenômenos como o da chuva preta vista na região sul.
Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a mudança poderia ajudar no sistema de geração de energia, que depende muito das usinas hidroelétricas e estão sendo afetadas negativamente pela escassez de chuva, seca e altas temperaturas.
No entanto, é importante mencionar que algumas informações indicam que a medida tem efeitos contrários, aumentando o gasto de energia, e por isso ainda está sendo avaliada. Logo, para saber a decisão final é necessário acompanhar as notícias. Por isso, fique ligado para as próximas atualizações e esteja preparado para tomar os devidos cuidados. E não deixe de conferir também o que fazer quando a qualidade do ar cair.