As cantoras exibiram um corte de cabelo peculiar e cheio de personalidade, porém possuidor de uma história milenar.
O Grammy 2025 aconteceu no domingo 02 de fevereiro e reuniu as maiores estrelas da música mundial. Na premiação, os visuais das famosas acabaram sendo destaque e alguns estilos de cabelo chamaram a atenção, sejam os longos ostentados por Beyoncé e Shakira ou o long bob de Willow Smith e Gracie Adams, mas o que chamou a atenção mesmo foi o peculiar corte Hime, utilizado por Lady Gaga e Miley Cyrus.
Na premiação, as artistas exibiram as madeixas emolduradas por duas franjas, uma na altura do queixo e outra mais tradicional, em comprimento bem curto. A escolha de visual acabou chamando a atenção da imprensa internacional.
O que é o “hime cut”?
O corte de cabelo chamado "hime" é um estilo de cabelo tradicional no Japão que possui características similares ao "jellyfish", ou seja, exibindo duas franjas, uma composta de fios retos na altura do queixo ou das maçãs do rosto, criando uma moldura para a face, e uma franja menor.
Esse estilo de cabelo ficou bastante popular entre ídolos do K-pop e acabou voltando às tendências após o desfile da Prada em 2021, mas sua origem remonta a mais de mil anos atrás.
Originalmente, esse estilo de cabelo era reservado à nobreza japonesa e etimologicamente a palavra “hime” significa "princesa". Usualmente, as jovens aristocratas passavam por uma cerimônia chamada Binsogi quando cumpriam 16 anos e cortavam parte do seu cabelo na altura das orelhas, dando origem ao estilo.
Na cultura pop, o estilo de madeixas vem surgindo de tempos em tempos. Nos anos 70, a cantora Megumi Asaoka popularizou o estilo, tornando ele a sua marca registrada. Durante o Grammy de 2021, as irmãs Danielle, Este e Alana, do grupo Haim, impressionaram ao adotar o "hime cut". Em 2024, Zendaya também mostrou no desfile da Schiaparelli como o estilo combina perfeitamente com ela.