Teria sido o furacão Milton fabricado por forças humanas? Conheça a teoria da conspiração sobre o fenômeno climático.
Recentemente, circulou nas redes sociais uma teoria da conspiração alegando que o furacão Milton, que atinge a Flórida, agora, em outubro de 2024, foi fabricado artificialmente por meio do projeto HAARP (High-Frequency Active Auroral Research Program). A imagem do furacão, capturada pela NASA e muito compartilhada, se tornou o centro de falsas alegações.
Segundo essa teoria, o fenômeno teria sido manipulado para causar destruição. No entanto, especialistas e cientistas rapidamente desmentiram essa informação, reafirmando que o HAARP não tem capacidade para criar furacões ou controlar o clima. O furacão Milton, uma tempestade de Categoria 5, é um evento natural documentado e monitorado por diversas agências meteorológicas.
Você também pode se interessar:
Entenda a teoria da conspiração que diz que o furacão Milton foi criado por forças humanas
Nos últimos dias, falsas alegações de que o furacão Milton foi "fabricado" e que o clima na Flórida está sendo "manipulado" começaram a circular nas redes sociais. Muitas postagens afirmam que o projeto HAARP (High-Frequency Active Auroral Research Program), um programa científico norte-americano que estuda fenômenos atmosféricos, seria responsável pela formação do furacão.
Contudo, especialistas garantem que não existe tecnologia ou invenção humana capaz de criar ou controlar furacões. Apesar disso, em plataformas como X e TikTok, as publicações que alegam, sem provas, que o governo dos EUA está secretamente controlando o clima já alcançaram milhões de visualizações. Essa desinformação é mais uma prova da importância de verificar fontes e fatos antes de acreditar em teorias conspiratórias.
Confira também: Quem escolhe o nome de um furacão e como saber se seu nome já foi usado?