Veja os detalhes sobre o próximo evento astronômico grandioso que a Terra vai presenciar.
Você sabia que logo logo os interessados em astronomia poderão observar um belo fenômeno? Depois do último eclipse lunar, será a vez do sol protagonizar um evento único no início de outubro. A última vez que um eclipse solar total aconteceu foi em abril!
Quer saber mais sobre a data, horário e lugares em que o eclipse poderá ser observado? Continue lendo a seguir!
Você também pode gostar:
O que é o "Anel de Fogo"?
O Anel de Fogo acontece devido a um eclipse solar anular. Nesse caso, o eclipse solar é quando a lua está entre o Sol e a Terra e projeta sua sombra na superfície do planeta. Ele acontece principalmente de três maneiras, sendo o tipo total quando os astros estão bem alinhados e só pode ser observado em uma determinada região. O céu fica totalmente escuro.
O eclipse pode ser do tipo parcial, quando o Sol, a Lua e a Terra não estão exatamente alinhados, portanto, uma parte escura aparece sobre a estrela. E ainda, pode ser anular, que é quando a lua está mais distante da Terra. Consequentemente, ela parece menor e não bloqueia toda a visão do Sol, por isso o nome "Anel de Fogo". Esse último tipo é o que está previsto para acontecer em breve.
Quando ele vai acontecer?
O eclipse solar anular vai acontecer na quarta-feira da próxima semana, dia 02 de outubro, e deve ficar visível por cerca de 7 minutos. O horário estimado é por volta das 15h42, e ficará visível no sul da América do Sul, especialmente no Chile e na Argentina. Já no Brasil, há uma pequena chance de que a população do município de Chuí, no Rio Grande do Sul, consiga observar o fenômeno.
No entanto, o evento será transmitido ao vivo pelo canal no youtube timeanddate, permitindo que todos acompanhem o fenômeno.
Não deixe de conferir: Menos chuva e mais calor? Veja como será a Primavera este ano