Confira algumas curiosidades sobre a carreira e a vida do ídolo das pistas Ayrton Senna.
Thyago Soares | 2 de Dezembro de 2024 às 19:21
Que Ayrton Senna foi um dos maiores atletas de Fórmula 1 da história não é novidade para ninguém. O nome do ídolo das pistas está super em alta devido a estreia do seriado ‘Senna’, da Netflix, e muita gente quer saber mais sobre a vida e a carreira de Ayrton.
O astro da Fórmula 1 teve 10 anos de carreira meteórica, de 1984 até 1994, quando teve a sua vida encerrada em circunstâncias trágicas durante uma competição. Mesmo 30 anos após o seu falecimento, a vida pessoal e a carreira de Senna geram curiosidade e polêmicas até hoje.
Senna foi criado em uma família de grande influência e desde cedo teve a chance de explorar diferentes partes do mundo. Seu interesse pelo automobilismo surgiu aos quatro anos, quando ganhou um kart de presente dos pais.
Em 1988, apenas quatro anos após iniciar sua carreira profissional, o piloto alcançou seu primeiro título mundial de Fórmula 1, vencendo metade das 16 corridas da temporada. Ele conquistou seu segundo campeonato em 1990 e, no ano seguinte, assegurou o terceiro, o que fez dele o mais jovem tricampeão da história da Fórmula 1.
Senna protagonizou duas rivalidades notórias no automobilismo, uma com Alain Prost e outra com Nelson Piquet. Inclusive, em 1990 Senna chegou a colidir com Prost na corrida final da temporada, assegurando o campeonato mundial de forma controversa.
Nos momentos de lazer, Senna tinha na música uma de suas maiores paixões. O atleta era um admirador de rock e pop, com preferência por artistas como Queen, The Beatles, Madonna, Phil Collins e Michael Jackson, cujas músicas muitas vezes o acompanhavam durante os preparativos para as competições.
Senna segue até os dias de hoje como o maior ícone do automobilismo brasileiro, acumulando 41 vitórias ao longo de sua carreira. Com 35 dessas conquistas obtidas enquanto competia pela McLaren, ele também se consagrou como o piloto mais bem-sucedido da equipe até hoje.
Senna foi casado com Lilian Gonçalves Souza, contudo, os seus relacionamentos mais marcantes foram com duas figuras notórias da mídia, as apresentadoras e modelos Xuxa e Adriane Galisteu.
Em março de 1995, o capacete utilizado por Ayrton Senna em sua vitória no primeiro campeonato mundial de Fórmula 1, em 1988, foi vendido em um leilão por 45 mil dólares. O item histórico levava as assinaturas de Senna e Xuxa, o que acabou atraindo grande interesse de colecionadores.
5 hábitos de Kate Middleton para se manter em forma
Conheça o segredo para o corpo sarado da cantora Lady Gaga
Mega da Virada: quanto pode render os R$ 600 milhões na poupança
Atriz Pérola Faria revela diagnóstico de doença rara e emociona
Angélica posta foto usando muletas e bota ortopédica; saiba o que aconteceu com a apresentadora
Demi Moore viraliza com cicatriz de procedimento e choca internet